Por Da Redação
Atualizado em 21 dez 2016, 19h34 - Publicado em 27 set 2012, 04h14
1/14 Com suas enormes formações rochosas, mirantes e cachoeiras, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é umas das principais atrações do Cerrado brasileiro (Divulgação/Divulgação)
2/14 Cachoeira Véu de Noiva. A melhor época para conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é no verão para facilitar o banho nas cachoeiras (Valdemir Cunha)
3/14 O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é a principal atração da cidade com suas cachoeiras, grutas e cânions (Valdemir Cunha)
4/14 Vista aérea do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, rico em formações rochosas e cachoeiras (Ricardo Benichio)
5/14 A Cachoeira Andorinhas faz parte do passeio chamado Circuito das Cachoeiras, em que o visitante conhece cinco quedas dágua em 6 km (Mario Friedlander)
6/14 Cartão-postal do Mato Grosso, a Cachoeira Véu de Noiva desce por um paredão de arenito e forma um enorme poço (Divulgação)
7/14 Os mirantes do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães oferecem ampla vista da planície pantaneira (Valdemir Cunha)
8/14 Siriema no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, local rico em formações rochosas e cachoeiras (José Eduardo Camargo)
9/14 Coruja-buraqueira na Chapada dos Guimarães (Paulisson Miura/Flickr)
10/14 Chapada dos Guimarães (regiov/Flickr)
11/14 Caverna Aroe Jari, na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso (Hélia Vannucchi/Flickr/Creative Commons)
12/14 Casal de araras-vermelhas passando pela cachoeira Véu de noiva, na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso (Rodrigo Rascher/Sua Foto)
13/14 Estrada com vista para a Chapada dos Guimarães, Mato Grosso (Creative Commons/Wikimedia Commons)
14/14 Chapada dos Guimarães, Mato Grosso (Izan Petterle)
Uma das principais atrações do cerrado brasileiro, tem enormes formações rochosas de arenito, mirantes com vista que alcança a planície pantaneira e muitas cachoeiras, graças à hidrografia rica e às mudanças bruscas de altitude. Há cinco formas para explorar o parque: conhecer o mirante da Cachoeira Véu de Noiva, o Circuito das Cachoeiras (que inclui a gruta Casa de Pedra), o Vale do Rio Claro, o Morro de São Jerônimo e a Cidade de Pedras. A visitação das atrações está sujeita aos horários e regras da administração do parque; informe-se nas agências (leia abaixo).
Acesso:
Pelo km 50 da MT-251 (Rod. Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães), a 13 km do Centro.
Melhor época:
As temperaturas elevadas no verão tornam os banhos de cachoeiras mais refrescantes; a ausência de chuvas no inverno facilita as caminhadas (mas o ar seco devido às queimadas, comuns nesse período, pode incomodar).
Informações: Instituto Chico Mendes, 3301-1133, 8h/12h e 14h/18h, icmbio.gov.br/parnaguimaraes. O parque abre das 9h/16h30 e não cobra ingresso. Exceto o mirante do Véu da Noiva, para visitar qualquer atração é obrigatório contratar guias credenciados nas pousadas ou nas agências: Chapada Explorer, 3301-1290; Chapada Off Road, 3301-2441. Os passeios podem ser feitos com veículo próprio ou das agências; nas trilhas, é recomendável usar meias e calçados adequados para caminhadas, chapéu e protetor solar.