Restaurante Castas e Pratos: um almoço inesquecível no Douro
Instalado em um antigo armazém ferroviário, o restaurante é uma bela surpresa entre vinhedos e o rio
Peso da Régua é uma cidadezinha simpática no coração do Douro, debruçada sobre o rio e incontornável em uma visita à região. Fica lá o Museu do Douro, que proporciona uma bela introdução ao mundo dos vinhos locais, e, nos arredores, alguns dos melhores hotéis e vinícolas. Um endereço também muito recomendável é o Castas e Pratos, um belo restaurante que me surpreendeu desde a porta de entrada.
É tudo um alento, a começar pela arquitetura, um sopro de modernidade e linhas ousadas, com bastante madeira e uma incrível adega. Uma mesa comunitária com lareira no piso debaixo (super aconchegante nos dias de inverno), mais mesas sob um teto de vigas aparentes no andar de cima.
As surpresas seguiram no menu. De entrada, pedimos uma terrine de foie gras aromatizada ao Vinho do Porto que estava delicada e deliciosa:
E finas fatias de presunto ibérico com raspas de trufas negras:
Os pratos principais não ficaram por menos. O bacalhau em crosta de amêndoas e presunto sobre brandade de camarão desfazia-se em lascas ao toque do garfo:
O polvo grelhado com açorda de grelos e molho de ovo estava no ponto:
Até o básico medalhão ao molho de Roquefort com risoto de cogumelos superou as expectativas:
A carta de vinhos para acompanhar é extensa e, claro, focada nos melhores expoentes do Douro. E a lista de sobremesas inclui opções como o parfait de coco e maracujá e um “vulcão” de abóbora com sorvete de queijo da Serra da Estrela.
Anote ai: o Castas e Pratos abre para almoço e jantar e uma refeição para duas pessoas, com entrada, vinho e sobremesa, custa cerca de € 100.
Reserve o seu hotel no Douro com o Booking.