Continua após publicidade

9 destinos de praia em São Paulo para curtir o veranico

As temperaturas altas em pleno inverno são a desculpa perfeita para descer a serra

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 17 ago 2024, 08h01 - Publicado em 15 ago 2024, 18h00

O frio no Sudeste – que fez Monte Verde registrar geadas e até temperaturas negativas – está com os dias contados. Uma nova onda de calor elevará as temperaturas a mais de 30ºC até a próxima semana.

Para quem quer escapar da onda de calor, listamos seis destinos de serra no estado de São Paulo onde o clima montanhoso garante um certo frescor pelo menos à noite.

Agora, se você é do time que não dispensa um solão, confira a seguir nove opções de destinos de praia para aproveitar o “veranico” em pleno inverno.

Seja qual for sua escolha, hidrate-se e coloque o umidificador de ar para funcionar: o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) lançou o alerta de baixa umidade nos próximos dias.

1. Santos

Descer a serra e cair nas águas de Santos é um clássico das famílias paulistanas. As praias da maior cidade litorânea de São Paulo – a apenas 80 quilômetros da capital – têm largas faixas de areia escura e pertencem a uma mesma enseada dividida por sete canais. Só é importante checar se as praias estão próprias para banho no site da CETESB. Para se hospedar, não faltam apartamentos pertinho da praia: veja algumas opções aqui.

2. Guarujá

A 95 quilômetros de São Paulo, o Guarujá é um balneário repleto de comodidades urbanas, como shoppings, restaurantes e barzinhos. Mas há também praias pouco exploradas, perfeitas para quem quer mais sossego e contato com a natureza. Essa versatilidade também se reflete nas opções de hospedagem: veja apartamentos perto do agito e casas em condomínios tranquilos para alugar.

Continua após a publicidade

3. Bertioga

Primeiro município do Litoral Norte de São Paulo, Bertioga está a 126km da capital paulista. Sua principal praia é a Praia da Enseada, com um bom número de quiosques e um longo calçadão com ciclovia e playgrounds. Em frente a ela estão bonitos apartamentos com vista para o mar. Quem se hospeda por ali também está a um pulo de Riviera de São Lourenço (veja a seguir).

4. Riviera de São Lourenço

Riviera de São Lourenço é na verdade um bairro planejado dentro de Bertioga que tem uma das melhores infraestruturas do Litoral Norte. Como praticamente não há hotéis, a hospedagem é em mansões e prédios de luxo – alguns, verdadeiros resorts com piscina, quadra e outras áreas de lazer: veja algumas opções para alugar. A praia bonita tem água limpinha e areia batida, ótima para a prática de esportes. À noite, há um shopping e boas opções de restaurantes. Confira um guia completo de Riviera de São Lourenço.

Riviera de São Lourenço, Bertioga, São Paulo, Brasil
Os condomínios pé-na-areia costumam ter serviço de praia (Riviera de São Lourenço/Divulgação)

5. Juquehy

Juquehy, a 158 quilômetros de São Paulo, combina a rusticidade de uma praia cercada pela Mata Atlântica com um centrinho charmoso e bem estruturado. De areia branca e fina, a praia possui pouco mais de três quilômetros de extensão: o canto esquerdo agrada famílias com crianças pelo mar calmo e, o lado direito, surfistas em busca de boas ondas. Não há prédios altos por aqui: apenas casas, pousadas e hotéis de no máximo três andares. Veja dicas de onde se hospedar e onde comer em Juquehy. Não deixe de conferir também casas para alugar a poucos metros da praia.

Continua após a publicidade

6. Barra do Sahy

Ainda bastante rústica, a Barra do Sahy fica a 170km de São Paulo e tem uma das paisagens mais bonitas do pedaço: uma baía pequena, faixa de areia preservada (sem prédio ou caixotão interferindo na paisagem) e, para completar, uma ilha logo em frente. À esquerda, um riozinho deságua no mar e serpenteia um cenário de restinga e mangue. Algumas pessoas fincam base ali mesmo. Além disso, o Sahy é vizinho da Praia da Baleia, onde o cenário muda bastante: faixa de areia larga e batida, com extensão de uns dois quilômetros. Veja um guia completo da Barra do Sahy.

7. Ilhabela

No Litoral Norte de São Paulo, Ilhabela está ligada ao continente por uma balsa que parte de São Sebastião. A ilha tem 83% da mata nativa preservada por um parque estadual, que guarda muitas cachoeiras, trilhas pela Mata Atlântica e 42 praias. Para curtir toda essa natureza, selecionamos nove hospedagens para alugar. De quebra, elas têm tantas piscinas incríveis que o mar vira quase um detalhe.

8. Ubatuba

Ubatuba é daqueles lugares onde sempre há um cantinho novo por ser descoberto. A cidade a 230km da capital paulista atrai igualmente surfistas e famílias, além de aventureiros e quem busca sossego. Afinal, o destino possui mais de cem opções de praias – sem falar das ilhas, trilhas e cachoeiras espalhadas por mais de cem quilômetros de costa e exuberante Mata Atlântica. Por isso, preparamos um guia – um verdadeiro dossiê, na verdade – de Ubatuba, com as melhores praias por perfil de visitante e outras dicas certeiras para organizar a sua viagem. Veja também casas para alugar na região.

Lázaro e Domingas Dias, Ubatuba, São Paulo, Brasil
Vista para as praias de Domingas Dias (à frente) e Lázaro. (Fernando Podolski/Getty Images)
Continua após a publicidade

9. Paraty

Distante 280km de São Paulo, já no estado do Rio de Janeiro, Paraty é um deleite. Não bastasse o belíssimo centro histórico, basta uma esticada de barco para topar com uma profusão de praias de águas cristalinas, ilhas e enseadas de mar verde-esmeralda. Além disso, trilhas levam até bonitas cachoeiras com poço para banho. Este guia completo traz dicas dos principais passeios em Paraty e sugestões de onde ficar e onde comer. Se você não faz questão de se hospedar no centrinho, confira também casas fantásticas à beira-mar e cercadas pela Mata Atlântica.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade