8 destinos com águas termais para curtir no Brasil

Piscinas e rios naturalmente quentes fazem a fama das estâncias hidrominerais espalhadas de norte a sul do país

Por Maurício Brum
21 mar 2025, 10h00
Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP), é o parque de águas termais mais visitado da América Latina (Thermas dos Laranjais/Divulgação)
Continua após publicidade

Destinos com águas termais estão entre os atrativos turísticos mais antigos do Brasil. Antes mesmo do século 20, quando começaram a surgir infraestruturas de hotelaria e serviços, cidades com águas naturalmente quentes já eram procuradas por viajantes como um local de relaxamento ou para tratamentos de saúde, acreditando que a temperatura e as substâncias sulfurosas presentes nas termas poderiam resolver as mais diversas moléstias.

Hoje em dia, nas cidades que se tornaram famosas pelos recursos hidrominerais, o presente da natureza foi complementado por parques, spas e hospedagens confortáveis que garantem uma experiência agradável em qualquer época do ano. Confira oito destinos imperdíveis para desfrutar do melhor em águas termais ao redor do país.

1. Águas de Lindoia (SP)

balneario-aguas-de-lindoia
Área junto às piscinas do Balneário Municipal (Associação dos Hoteleiros Águas de Lindóia/Divulgação)

Ostentando o título de “Capital Termal do Brasil”, Águas de Lindoia é uma das onze estâncias hidrominerais reconhecidas oficialmente em São Paulo – e, possivelmente, aquela que ganhou fama há mais tempo. A cidade fica a 180 km da capital e conta com águas que saem do solo a 28 graus. O Balneário Municipal oferece uma ampla gama de serviços que incluem spa, aromaterapia, duchas escocesas e massagens. Para acessar apenas as piscinas, há uma taxa de R$ 25.

2. Araxá (MG)

A fotografia colorida mostra uma piscina interna azul. há azulejos brancos ao redor tela e um teto azul.
Piscina emanatória do Grande Hotel Termas de Araxá (//Divulgação)

Situada a 365 km de Belo Horizonte, Araxá também pode ser acessada pelas cidades de Uberlândia e Uberaba, que são bem mais próximas e contam com aeroportos próprios. Um destino tradicionalmente cultuado pelas águas terapêuticas, a cidade conta com diversos hotéis que aproveitam as fontes, mas o charme historicamente ficou por conta do Grande Hotel Termas de Araxá, inaugurado nos anos 1940, com suas famosas galerias suspensas e os jardins idealizados por Roberto Burle Marx.

+ Veja como é a hospedagem no Grande Hotel Termas do Araxá

Continua após a publicidade

3. Barra do Garças (MT)

parque-das-aguas-quentes-barra-do-garcas
Temperaturas chegam a 43 graus no Parque das Águas Quentes (Secretaria de Turismo de Barra do Garças/Reprodução)

Com toboágua, bar molhado e águas que podem chegar a temperaturas de até 43 graus no Parque das Águas Quentes, Barra do Garças está entre os destinos mais procurados do Centro-Oeste quando o assunto são termas. A cidade fica a cerca de 500 km de Cuiabá e de Brasília, e outros 380 km de Goiânia, além de contar com um aeroporto.

4. Mossoró (RN)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Hotel Thermas Mossoró RN (@hotelthermas)

O Nordeste é mais conhecido pelo litoral, mas isso não quer dizer que essa região não tenha suas próprias delícias termais. Maior cidade do interior potiguar, Mossoró fica a 280 km de Natal e conta com águas tão quentes que a infraestrutura já prevê a distribuição em piscinas que vão ficando com temperaturas gradativamente menores. As atrações ficam no Hotel Thermas Mossoró, que mantém o Planeta Água, um complexo com 12 piscinas.

5. Olímpia (SP)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Thermas dos Laranjais Oficial (@thermasdoslaranjaisoficial)

Continua após a publicidade

Puxada pelo sucesso do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, onde as águas quentinhas são rodeadas por areias brancas e palmeiras, como em um destino litorâneo, Olímpia – a 440 km de São Paulo – se consolidou como um dos destinos termais mais populares do mundo. A atração, que conta com 20 piscinas que chegam a 38 graus, vem liderando os rankings de visitantes na América Latina e em alguns anos superou até mesmo parques norte-americanos para dominar o setor no continente inteiro. Outro chamariz único do parque é a piscina de ressurgência, onde os banhistas não afundam graças ao movimento da água.

6. Piratuba (SC)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Termas Piratuba (@termaspiratuba)

Localizada no oeste catarinense, Piratuba chama atenção como um dos destinos termais mais populares do sul do Brasil, especialmente quando essa parte do país é atingida por invernos mais rigorosos. Em qualquer época – as Termas Piratuba abrem nos 365 dias do ano -, as águas das piscinas se mantêm a temperaturas próximas dos 38 graus. A cidade está a 430 km de Florianópolis, com o principal aeroporto da vizinhança fica em Chapecó, a 130 km.

7. Poços de Caldas (MG)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Descubra Poços de Caldas – Minas Gerais (@descubrapocosdecaldas)

Poços de Caldas é onde ficam as Thermas Antônio Carlos, que é o primeiro estabelecimento do Brasil a mesclar as águas termais – que já atraíam visitantes por suas propriedades alegadamente medicinais – com tratamento de um spa, ainda em 1931. Destino tradicional para luas de mel desde então, a cidade fica a 450 km de Belo Horizonte e a 275 km de São Paulo.

Continua após a publicidade

8. Rio Quente (GO)

praia-do-cerrado-hot-park
A Praia do Cerrado pode ser artificial, mas as águas são naturalmente aquecidas (Rio Quente Resorts/Divulgação)

O nome da cidade já diz tudo: Rio Quente, a 180 km de Goiânia, faz questão de anunciar ao mundo o privilégio natural de contar com um rio de águas quentinhas que, ao longo do ano todo, têm temperaturas oscilando de 23 a 32 graus. Com muitos investimentos no setor turístico nos últimos anos, o destaque fica por conta do Hot Park, que, entre muitas outras atrações, inclui a maior praia artificial do mundo com águas naturalmente quentes.

+Veja um guia completo de Rio Quente

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade