O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, será atendido por uma estação da Linha 17-Ouro do metrô. As obras sofreram várias paralisações desde que tiveram início em 2012 e foram retomadas em setembro de 2023 pela Agis, construtora escolhida para dar continuidade ao projeto. Agora, a promessa é que a estação seja inaugurada em 2026.
O Diretor-Presidente do Metrô de São Paulo, Julio Castiglioni, anunciou no final de março através de sua conta no Linkedin que foi realizado o primeiro teste com um veículo circulando pelo monotrilho. Segundo ele, os trens que estão sendo projetados especialmente para a Linha-17 pela BYD também estão em fase de teste na China.
Cada trem terá capacidade para 637 passageiros, distribuídos em cinco carros. Os veículos alcançarão uma velocidade de 80km/h e utilizarão baterias que permitem a movimentação do trem mesmo em caso de falta de energia.
A Linha 17-Ouro terá 6,7 quilômetros de extensão e um total de oito estações: Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo (conectada à Linha 5-Lilás), Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi (conectada à Linha 9-Esmeralda).
Segundo o site do metrô, sete das oito estações estão em fase de acabamento e início da montagem dos sistemas.