Casarão histórico em Salvador guarda Museu do Sorvete

Solar centenário, restaurado em 2019, conta com primeira exposição dedicada ao doce no país – e a oportunidade de degustar sabores exclusivos no fim do passeio

Por Maurício Brum
29 dez 2024, 20h00
solar-amado-bahia-museu-sorvete
Solar Amado Bahia foi construído em 1901 (Solar Amado Bahia/Museu do Sorvete/Divulgação)
Continua após publicidade

Um casarão mais que centenário na Ribeira, em Salvador, é casa para o primeiro Museu do Sorvete do Brasil. O espaço opera no Solar Amado Bahia, um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico que chegou a passar décadas abandonado, mas foi reaberto em 2019 com a proposta de reaproximar os soteropolitanos e viajantes de uma das pérolas arquitetônicas da cidade.

Ao todo, o solar contempla 58 cômodos com uma belíssima vista para a Baía de Itapajipe, ao lado do antigo hidroporto de Salvador.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museu do Sorvete – Solar Amado Bahia (@solaramadobahia)

Atrações no interior

Com tanto espaço, é claro que o sorvete não é a única coisa em exibição no Solar. Os espaços dentro do casarão também incluem um mergulho na história do imóvel, construído em 1901 pela família Amado Bahia, que segue emprestando o nome ao local. Nos amplos salões restaurados, é possível apreciar a suntuosidade com que vivia a elite baiana no começo do século 20, com direito a uma espiada no mobiliário preservado da época.

View this post on Instagram

A post shared by Museu do Sorvete – Solar Amado Bahia (@solaramadobahia)

Continua após a publicidade

Já o Museu do Sorvete em si inclui mostras temáticas contando um pouco mais da história dessa delícia, além de conservar maquinários que ensinam o modo de fabricação da sobremesa gelada desde tempos mais antigos até a atualidade.

A visita também permite conhecer uma câmara fria onde o produto é conservado após a produção. É uma ótima pedida para levar crianças, já que, além de aprender um pouco mais sobre o alimento, a estrutura também conta com um parquinho e (é claro) a oportunidade de saborear um bom sorvete ao final.

A degustação é uma boa maneira de concluir o passeio: nos fundos do casarão, funciona a Sorvetes Real do Solar, com uma enorme variedade de sabores exclusivos, como o sorvete de bolo de rolo e o “sorvettone”, uma opção que aparece na época do Natal.

Continua após a publicidade

 

Como visitar o Museu do Sorvete

O museu funciona às segundas, quintas, sextas e sábados, das 13h20 às 19h10. Aos domingos, a visita ocorre das 12h às 19h10. Cobra-se uma taxa de manutenção de R$ 15 por pessoa para entrar (pagos no caixa da sorveteria), mas crianças de até 10 anos são isentas. Não há agendamento prévio.

Embora não haja museu nos outros dias, a sorveteria abre a semana inteira: de segunda-feira a sábado, o atendimento vai das 13h às 21h, enquanto aos domingos o serviço começa antes, das 10h às 21h.

O Solar Amado Bahia fica na rua Porto dos Tainheiros, número 80, na Ribeira.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Salvador

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade