Cruzeiro tem overbooking e zarpa deixando dezenas para trás

Caso aconteceu em cruzeiro temático que partia de Santos; organizadora disse que irá reembolsar prejudicados

Por Da Redação
Atualizado em 24 mar 2025, 16h40 - Publicado em 24 mar 2025, 14h00
Costa Pacifica
Navio Costa Pacifica tinha sido fretado pela On Board Entretenimento (Costa Cruzeiros/Divulgação)
Continua após publicidade

Na quinta-feira (20), dezenas de passageiros foram impedidos de embarcar no cruzeiro temático “Energia On Board” devido a um overbooking ou seja, venda maior do que a capacidade disponível.

A empresa On Board Entretenimento fretou o navio Costa Pacifica para a realização do cruzeiro temático, com apresentações de músicos como Paulo Ricardo, Sandra de Sá, Double You e Jon Secada. 

O cruzeiro estava previsto para partir do Porto de Santos na tarde da quinta-feira (20), mas a confusão causada pelo overbooking gerou um atraso que se estendeu até as 2h da madrugada de sexta-feira (21). Devido ao tumulto, foi necessária a intervenção das polícias Civil e Federal e da Guarda Portuária.

Depois de zarpar deixando pessoas para trás, a viagem seguiu como previsto com parada em Angra dos Reis e desembarque em Santos no domingo (23).

Segundo o boletim de ocorrência, a empresa responsável pelo fretamento do navio informou que não teria como embarcar cerca de 250 pessoas às 22h da quinta-feira (20). A On Board Entretenimento teria, então, providenciado transporte e hospedagem até o fim do período do cruzeiro aos afetados.

O caso foi registrado como estelionato e está sendo investigado pela Polícia Civil.

Veja o comunicado divulgado pela Costa Cruzeiros:

Continua após a publicidade

“A Costa Cruzeiros lamenta profundamente informar que cerca de 100 hóspedes não conseguiram embarcar no fretamento Energia On Board a bordo do Costa Pacifica programado para sair do porto de Santos no dia 20 de março. De fato, alguns hóspedes compareceram sem os formulários de embarque necessários e/ou números de reserva. Tal situação causou um atraso considerável nas operações de check-in. Como resultado, a partida do navio foi adiada para às 2 horas da manhã da sexta-feira, dia 21 de março”.

A Costa esclarece que, no âmbito dos acordos com a organização do fretamento, a administração deste cruzeiro e o envio da lista de passageiros para embarque são de responsabilidade exclusiva do afretador, o organizador do evento. A Costa aconselha aos hóspedes interessados a entrarem em contato com o afretador, responsável pelo evento a bordo. A Costa fez tudo o que foi possível para permitir o embarque das pessoas que compareceram sem os documentos necessários de forma a garantir a conformidade com as normas e protocolos de segurança”.

ATUALIZAÇÃO: a On Board Entretenimento emitiu comunicado às 16:16.

Continua após a publicidade
“A On Board Entretenimento, organizadora do cruzeiro Energia OnBoard, informa que desde o incidente ocorrido no embarque de passageiros em 20/03/2025, vem adotando todas as medidas necessárias para minimizar os impactos causados aos passageiros afetados.
 
A empresa providenciou, de forma imediata, transporte, alimentação e acomodação em hotel para cerca de 90 passageiros que não conseguiram embarcar e permaneceram no porto. O suporte foi mantido durante todo o período da viagem marítima.
 
Além disso, a On Board irá realizar o reembolso integral dos valores pagos pelos passageiros. A cada novo contato, a empresa tem oferecido atendimento individualizado, com a devida orientação quanto aos procedimentos para solicitação do reembolso.
Continua após a publicidade
 
Reiteramos que todos os canais de atendimento da On Board seguem disponíveis para prestar o suporte necessário e assegurar que todos os passageiros recebam o devido cuidado.
 
A On Board reforça seu compromisso com a excelência no atendimento ao público e destaca que está atuando com responsabilidade, transparência e respeito aos seus clientes.”

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade