Ecoturismo: 4 parques naturais para conhecer no verão

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, parques possuem cachoeiras e poços naturais para se refrescar

Por Da Redação
3 fev 2025, 14h00
janela-do-ceu-ibitipoca
Janela do Céu é a vista mais famosa de Ibitipoca (Daniel Baldin Machado/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Nada como o verão para explorar a natureza e refrescar-se. Para quem vive ou passa férias em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, quatro parques naturais têm opções de sobra para os que buscam atividades ao ar livre e cercadas por cenários deslumbrantes – desde atividades relaxantes até desafios para os mais aventureiros, todas ancoradas por uma infraestrutura que garante mais segurança. Ainda assim, sempre valem as recomendações de respeitar seus limites físicos e as sinalizações, além de evitar fazer trilhas sozinho e estar atento às condições climáticas.

1. Caminhos do Mar (SP)

Localizado na Serra do Mar, este parque une natureza e história. A pedida aqui é o Roteiro Aventura, com subidas e descidas de morros em meio à Mata Atlântica, até a chegada à Cachoeira da Torre, que tem visual parcial para a Baixada Santista e poço para banho. A trilha é guiada, com limitação de visitantes por dia:0 para visitá-la, é necessário comprar o ingresso e agendar o passeio, com no mínimo três dias antes da data de visita, exclusivamente pelo site (o ingresso para essa trilha não é vendido nas bilheterias). A experiência tem a duração de cerca de 6 horas – são 9km entre ida e volta – e o nível de dificuldade é de moderado a difícil.

Cachoeira da Torre, Caminhos do Mar, São Paulo
Cachoeira da Torre (Caminhos do Mar/Divulgação)

2. Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Este é o destino certo para quem quer se aventurar em um cenário de montanhas e águas. O primeiro parque nacional do Brasil abriga algumas das quedas d’água mais belas do país, além de lagos e piscinas naturais. Entre as opções, a Cachoeira Véu de Noiva, ideal para nadar e relaxar ao som da queda d’água; a Cachoeira Itaporani, que é um ponto clássico para banhos; a Piscina do Maromba, com águas mais tranquilas, especialmente recomendadas para famílias; e o Lago Azul, excelente para mergulhos e contemplação. Mais informações e compra de ingressos pelo site.

Cachoeira do Maromba, Itatiaia, Rio de Janeiro
Cachoeira do Maromba (Parque Nacional do Itatiaia/Divulgação)
Continua após a publicidade

3. Parque Estadual do Ibitipoca (MG)

Famoso pelas águas avermelhadas e douradas devido à alta concentração de minerais, Ibitipoca guarda trilhas que levam a atrações como a Cachoeira dos Macacos, ponto de mergulho em águas refrescantes; a Prainha, com área de areia e águas calmas, perfeita para relaxar e nadar; o Lago das Miragens, que tem espelho d’água e é ideal para contemplação e banhos; e a disputada Janela do Céu, o topo da trilha que leva a uma piscina natural com uma vista deslumbrante, e também possibilita mergulhos. Informações e compra de ingressos pelo site. 

Janela do Céu, Ibitipoca, Minas Gerais
Janela do Céu (Parque Estadual do Ibitipoca/Divulgação)

4. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

Aqui a melhor opção para a estação é o Córrego Preguiça, um rio temporário que se forma na Trilha Azul (Seriema) na época das chuvas. Por apresentar um grau de dificuldade leve, o trajeto de 850 metros (ida e volta) e permite se banhar em pequenos poços e cachoeiras. Informações e compra de ingressos pelo site.

Continua após a publicidade
Seriema, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás
Seriema (Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros/Divulgação)
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade