Ao mesmo tempo meio de transporte e ponto turístico, o Elevador Lacerda é um ícone de Salvador, na Bahia. Sua função é conectar a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta (região do Pelourinho e do Centro Histórico), com a Praça Visconde de Cairu, na Cidade Baixa (região portuária). São duas torres e quatro cabines que transportam em torno de 28 mil passageiros por dia.
No momento, apenas duas cabines estão em funcionamento e os usuários podem ter que esperar em filas. A operação foi reduzida em razão de obras de requalificação que começaram em dezembro de 2023, quando o Elevador Lacerda completou 150 anos. Paga-se R$ 0,15 para usar o elevador, mas o valor não será cobrado até o fim da revitalização, segundo a Prefeitura de Salvador.
A reforma pretende recuperar as características históricas do projeto original de Antônio de Lacerda. Uma dessas intervenções será a reabertura das varandas laterais na parte superior, onde está abrigada a clássica sorveteria A Cubana, que será realocada para o hall de acesso.
As obras incluem também renovação da pintura e das partes mecânica e elétrica. Outra novidade será a construção de bilheterias nas entradas, porque atualmente os R$ 0,15 são pagos apenas na catraca.
Dentro das cabines não há muitas surpresas. Trata-se de um elevador comum, cujo trajeto de 30 segundos ao longo de seus 73 metros não tem vista panorâmica. A espetacular visão da Baía de Todos os Santos, do Mercado Modelo e do Forte de São Marcelo só se tem na chegada à Cidade Alta.
Mesmo quando não está em obras, é comum que a operação do Elevador Lacerda seja interrompida para manutenção nas cabines. O Plano Inclinado Gonçalves, que conecta as regiões do Pelourinho e do Comércio, é uma opção de transporte nesses momentos e pode ser utilizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelos mesmos R$ 0,15.
História
O projeto do Elevador Lacerda foi idealizado por Antônio de Lacerda e construído por seu irmão, Augusto, entre 1869 e 1873, quando se tornou o primeiro elevador urbano do mundo. O objetivo dos Lacerda era facilitar o acesso às linhas de bonde na Cidade Alta e na Cidade Baixa, já que o deslocamento entre as áreas dependia de escadas íngremes.
Inicialmente, o elevador atendia pelo nome de Hidráulico da Conceição e era movido por uma bomba a óleo movida a vapor. Foi só em 1896, que se tornou Elevador Lacerda, e em 1906, que começou a ser movido por energia elétrica.
Já em 1930, o elevador ganhou a cara elegante que tem hoje, quando mais uma torre e duas cabines foram erguidas e a construção teve um incremento de nove metros. O motor que alimenta as subidas e descidas é o mesmo dessa época e não deve ser trocado nas obras atuais.
Depois das mudanças em 1930, a construção passou a seguir o estilo art déco, que abusa de simetrias, linhas retas e formas geométricas – dependendo do enquadramento, você consegue fazer uma foto com a estética do cineasta Wes Anderson.
Por essas características, o Elevador Lacerda é uma referência de arquitetura moderna e foi tombado como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2006.
Serviço
Elevador Lacerda
Quando? De segunda a sexta-feira, das 6h às 23h. Aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 22h.
Quanto? Entrada gratuita enquanto estiver em obras. Em dias de funcionamento normal, R$ 0,15.
Onde? Praça Tomé de Souza, s/n – Centro, Salvador (Cidade Alta) e Praça Visconde de Cairu, s/n – Comércio, Salvador (Cidade Baixa).
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