Continua após publicidade

Farol Santander recebe exposição sobre Narciso com escultura de Vik Muniz

Mostra reúne autorretratos produzidos por diferentes artistas brasileiros modernos e contemporâneos

Por Da Redação
Atualizado em 4 out 2024, 12h15 - Publicado em 4 out 2024, 10h00

Farol Santander, em São Paulo, inaugura nesta sexta-feira (4) a exposição Narciso – a beleza refletida. A mostra explora o mito de Narciso, paradigma da cultura ocidental, relativo ao cultivo da própria imagem, por meio do olhar do artista para si mesmo.

Com curadoria de Helena Severo e Maria Eduarda Marques, além de direção artística de Marcello Dantas, a mostra reúne um acervo com 101 obras de diversos e representativos artistas brasileiros, entre pinturas, desenhos, esculturas e fotografias, produzidas entre a fase modernista e a contemporaneidade. A exposição ocupa toda a galeria do 22º andar do Farol Santander e fica em cartaz até 5 de janeiro de 2025. 

A mostra exibe ao público 100 obras da coleção particular de Lúcia Almeida Braga, produtora de cinema, que foi concebida e organizada pelo arquiteto Márcio Rebello, seu marido, a partir do ano de 1997. Trata-se de um conjunto de obras de arte em autorretratos produzidos em diversas técnicas e no mesmo formato, pelos mais destacados artistas modernos e contemporâneos brasileiros, que foram comissionados e agrupados durante duas décadas, de modo a desvendar “a cara do Brasil” na virada do milênio.  O autorretrato de Cícero Dias, por exemplo, foi a última obra realizada pelo artista, em 2003, ano de seu falecimento.

Entre os destaques da coleção estão nomes como Antonio Peticov, Beatriz Milhazes, Carlos Sciliar, Cícero Dias, Emanoel Araújo, Fernando Barata, José Roberto Aguilar, Leda Catunda, Luiz Zerbini, Siron Franco, Romero Brito e Tomie Ohtake. Os trabalhos serão exibidos em telas originais e também em reproduções de backlight.

Narciso, Farol Santander, São Paulo, Brasil
Alguns dos autorretratos em exibição no Farol Santander (Dani Gurgel/Divulgação)
Continua após a publicidade

Entre os grandes destaques da exposição está o autorretrato em formato de busto de Vik Muniz, que será exibido pela primeira vez no Brasil. A peça é resultado de um engenhoso processo fotográfico digital, que capturou imagens em 360 graus do artista, maquiado e vestido como Puck, personagem mitológico da peça Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare. O busto tem dimensões de 67x54x100cm e foi moldado em mármore de Carrara, proveniente da Itália, material nobre utilizado por escultores desde a antiguidade. 

O circuito expositivo conta ainda com um grande espelho na entrada para receber o público e ambientá-lo ao tema. Ao final do circuito, os visitantes podem conferir e explorar um ponto ‘instagramável’, com três salas coloridas e espelhadas, com iluminação especial ativada quando os visitantes entram.

+ Conheça o Bar do Cofre, no subsolo do Farol Santander

Continua após a publicidade

Serviço

Exposição Narciso – a beleza refletida

Onde? Farol Santander – Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1 azul do metrô)

Quando? De 4 de outubro de 2024 a 5 de janeiro de 2025. De terça-feira a domingo, das 9h às 20h.

Continua após a publicidade

Quanto? R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia. Venda pela bilheteria local e pelo site. Clientes Santander têm desconto comprando com o cartão.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade
Publicidade