Gramado está prestes a ganhar um parque temático de Maria Fumaça

Com direito a passeio de trem, espaço contará a história da linha férrea que impulsionou a cidade da Serra da Gaúcha

Por Lucca Bessa
Atualizado em 9 dez 2024, 12h22 - Publicado em 9 dez 2024, 12h00
Locomotiva Maria Fumaça
 (Marco Aurélio Esparz/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Gramado, na Serra Gaúcha, está prestes a ganhar um parque temático dedicado à história ferroviária da região, com direito a passeio de Maria Fumaça. O espaço, batizado de Parque Maria Fumaça de Gramado, tem previsão de abertura para julho de 2025 e funcionará próximo aos trilhos da antiga linha férrea da cidade.

A ideia surgiu para valorizar a história do trem em Gramado, que, antes da chegada da estação férrea, era um distrito de Taquara. A partir da linha ferroviária, a cidade se desenvolveu até se tornar um município independente. 

Administrado por uma associação de moradores da região chamada Vale das Montanhas, o parque temático adquiriu duas locomotivas originais do início do século XX (as chamadas maria-fumaça, pelo vapor que soltam quando estão em movimento), iguais às que passavam por Gramado durante a operação da linha férrea que durou 44 anos, de 1919 até 1963. 

Para viabilizar o passeio a bordo das locomotivas, a equipe do parque está empenhada em restaurá-las. Uma delas já está em fase avançada de restauro e logo passará aos testes sobre trilhos, em um percurso de aproximadamente 450 metros. 

O parque funcionará em um terreno de 40 mil metros, no bairro de Várzea Grande, e contará com outras atrações além do passeio de trem, como jantares temáticos e lojas.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Gramado

Procure hospedagens em Gramado pela Booking

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade