São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo, ganhará uma estátua com 70 metros de altura do santo que batiza a cidade. A figura terá quase o dobro do tamanho do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros.
Inicialmente a construção assinada por Markus Moura teria 58 metros, mas o projeto passou por revisão até chegar aos 70 metros atuais, o que fará com que a figura de São Miguel Arcanjo se torne o maior monumento católico do mundo – título atual da imagem de Santa Rita de Cássia, com 56 metros, em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, a 122 km de Natal. O escultor é responsável por outras obras, como o Cristo Protetor, de 43,5 metros, em Encantado, no Rio Grande do Sul.
A estátua ficará a 1,5 quilômetro da Basílica de São Miguel Arcanjo, no bairro de Pinhalzinho, onde as obras começaram há dois meses, mas já atraem fiéis que querem conferir de perto a cabeça, a única parte concretada até agora.
Ver essa foto no Instagram
O monumento completo deve ser entregue em 2026, mas por enquanto, o canteiro de obras pode ser visitado aos sábados e domingos, das 9h às 16h, com acompanhamento de um funcionário.
De acordo com o projeto, a figura de São Miguel Arcanjo terá um mirante no peito com vista para a cidade e apresentará o padroeiro segurando uma espada na mão direita e uma balança, na esquerda.
A construção é parte do complexo religioso Gruta do Arcanjo, que terá praça de alimentação, sala de milagres, igreja, capela, auditório e praça para realização de missas com capacidade para 12 mil pessoas.
Ver essa foto no Instagram