MASP inaugura novo prédio com cinco exposições
Vídeo-instalação com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres faz parte das exposições

O novo prédio do MASP, em São Paulo, abriu as portas nesta sexta-feira (28). As novas exposições do Edifício Pietro Maria Bardi ocupam cinco dos 14 andares do museu. O conjunto de mostras é intitulado Cinco ensaios sobre o MASP. Além das galerias, o prédio abriga salas multiuso, laboratório de conservação, depósitos, docas e salas de aula.
O restaurante A Baineira passa a ocupar o térreo do edifício e, no andar abaixo, onde fica a bilheteria, a Loja do MASP ganhou um espaço ainda maior e continua com uma curadoria impecável de produtos.
A conclusão da passagem subterrânea que interligará os dois prédios do MASP está prevista para ser entregue no segundo semestre. A partir de sexta-feira o público já pode visitar os dois edifícios e conferir as exposições em cartaz com um único ingresso.
No prédio novo, a dica é subir de elevador até o último andar e descer de escadas. No 10º andar se tem uma vista para a Paulista através da malha metálica que reveste toda a fachada. Dali, uma escada caracol que já virou um ícone leva a um espaço que sediará eventos.
Saiba mais sobre as exposições abaixo:
Isaac Julien: Lina Bo Bardi – um maravilhoso emaranhado (2º andar)
Na videoinstalação sobre o legado da arquiteta modernista Lina Bo Bardi, que projetou o edifício do MASP na Avenida Paulista, as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretam os escritos de Lina, dando voz às suas ideias sobre o potencial social e cultural da arte e da arquitetura, especialmente a partir de sua experiência com a cultura afro-brasileira na Bahia.

Artes da África (3º andar)
A exposição apresenta mais de 40 obras do acervo do museu, principalmente do século 20, da África ocidental. O conjunto reúne estatuetas, objetos cotidianos, bonecas, tambores, mobiliário e máscaras usadas em festividades, rituais de iniciação, celebração ou funerais.

Geometrias (4º andar)
A exposição apresenta mais de 50 obras do acervo MASP, incluindo cerca de 20 doações recentes. São trabalhos realizados por artistas que despontaram à época das vanguardas construtivas, em diálogo com trabalhos de artistas contemporâneos que empregam diferentes materialidades para criar composições geometrizadas.

Renoir (5º andar)
Apresenta todas as obras do francês Pierre-Auguste Renoir (1841–1919) pertencentes ao acervo do MASP, sendo 12 pinturas e uma escultura. O conjunto abrange praticamente toda a carreira do artista e foi exposto pela última vez há 23 anos.

Histórias do MASP (6º andar)
A mostra revisita mais de sete décadas de trajetória do MASP, refletindo sobre a história da instituição e sua importância para a constituição de um modelo de museu moderno.
![Vincent van Gogh, Passeio ao crepúsculo [A Walk at Twilight], 1889-90. Acervo MASP Vincent van Gogh, Passeio ao crepúsculo [A Walk at Twilight], 1889-90. Acervo MASP](https://beta-develop.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2025/03/Vincent-van-Gogh-Passeio-ao-crepusculo-A-Walk-at-Twilight-1889-90.-Acervo-MASP.jpg?quality=70&strip=info&w=925)
Ver essa foto no Instagram
Serviço
Quanto? R$ 37 (meia-entrada) e R$ 75 (inteira). Ingressos disponíveis no site.
Onde? MASP – Av. Paulista, 1510, Bela Vista – São Paulo.
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsAppResolva sua viagem aqui