MASP inaugura novo prédio com cinco exposições

Vídeo-instalação com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres faz parte das exposições

Por Da Redação
Atualizado em 28 mar 2025, 18h58 - Publicado em 20 mar 2025, 14h00
MASP
Acervo completo de obras de Renoir é exibido pela primeira vez (FB/Arquivo pessoal)
Continua após publicidade

O novo prédio do MASP, em São Paulo, abriu as portas nesta sexta-feira (28). As novas exposições do Edifício Pietro Maria Bardi ocupam cinco dos 14 andares do museu. O conjunto de mostras é intitulado Cinco ensaios sobre o MASP. Além das galerias, o prédio abriga salas multiuso, laboratório de conservação, depósitos, docas e salas de aula.

O restaurante A Baineira passa a ocupar o térreo do edifício e, no andar abaixo, onde fica a bilheteria, a Loja do MASP ganhou um espaço ainda maior e continua com uma curadoria impecável de produtos.

A conclusão da passagem subterrânea que interligará os dois prédios do MASP está prevista para ser entregue no segundo semestre. A partir de sexta-feira o público já pode visitar os dois edifícios e conferir as exposições em cartaz com um único ingresso.

No prédio novo, a dica é subir de elevador até o último andar e descer de escadas. No 10º andar se tem uma vista para a Paulista através da malha metálica que reveste toda a fachada. Dali, uma escada caracol que já virou um ícone leva a um espaço que sediará eventos.

Saiba mais sobre as exposições abaixo:

Isaac Julien: Lina Bo Bardi – um maravilhoso emaranhado (2º andar)

Na videoinstalação sobre o legado da arquiteta modernista Lina Bo Bardi, que projetou o edifício do MASP na Avenida Paulista, as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretam os escritos de Lina, dando voz às suas ideias sobre o potencial social e cultural da arte e da arquitetura, especialmente a partir de sua experiência com a cultura afro-brasileira na Bahia.

Isaac Julien, Emaranhados _ Entanglements (Lina Bo Bardi - A Marvellous Entanglement), 2019. ©Isaac Julien Cortesia do artista e Victoria Miro, Londres_5
Videoinstalação Emaranhados com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres (Cortesia do artista Isaac Julien e Victoria Miro,/Divulgação)
Continua após a publicidade

Artes da África (3º andar)

A exposição apresenta mais de 40 obras do acervo do museu, principalmente do século 20, da África ocidental. O conjunto reúne estatuetas, objetos cotidianos, bonecas, tambores, mobiliário e máscaras usadas em festividades, rituais de iniciação, celebração ou funerais.

IORUBÁ, Par de Exus, Autoria Provável Abegunde de Ede. Acervo MASP_01572
Par de Exus, autoria provável Abegunde de Ede (CABREL | Escritório de Imagem/Divulgação)

Geometrias (4º andar)

A exposição apresenta mais de 50 obras do acervo MASP, incluindo cerca de 20 doações recentes. São trabalhos realizados por artistas que despontaram à época das vanguardas construtivas, em diálogo com trabalhos de artistas contemporâneos que empregam diferentes materialidades para criar composições geometrizadas.

Daiara Tukano, Kumurõ, sem data. Acervo MASP
Kumurõ, de Daiara Tukano (Ana Pigosso/Divulgação)

Renoir (5º andar)

Apresenta todas as obras do francês Pierre-Auguste Renoir (1841–1919) pertencentes ao acervo do MASP, sendo 12 pinturas e uma escultura. O conjunto abrange praticamente toda a carreira do artista e foi exposto pela última vez há 23 anos.

Continua após a publicidade
Masp
(FB/Arquivo pessoal)

Histórias do MASP (6º andar)

A mostra revisita mais de sete décadas de trajetória do MASP, refletindo sobre a história da instituição e sua importância para a constituição de um modelo de museu moderno.

Vincent van Gogh, Passeio ao crepúsculo [A Walk at Twilight], 1889-90. Acervo MASP
Passeio ao crepúsculo, de Vincent van Gogh (1889-90) (MASP/Divulgação)
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Viagem e Turismo (@viagemeturismo)

Continua após a publicidade

Serviço

Quanto? R$ 37 (meia-entrada) e R$ 75 (inteira). Ingressos disponíveis no site.

Onde? MASP – Av. Paulista, 1510, Bela Vista – São Paulo.

Leia tudo sobre São Paulo

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

 

Publicidade