Museu Aeroespacial: história da aeronáutica no Rio de Janeiro

Situado em uma base histórica da Força Aérea, instituição é o maior e mais importante museu da aviação do Brasil

Por Gabriel Bortulini
Atualizado em 5 jun 2024, 20h09 - Publicado em 5 jun 2024, 20h00
musal-museu-aeroespacial-fab-aeronautica-rio-de-janeiro-14-bis-hangar
Museu conta com cerca de 80 aeronaves e uma réplica do 14-bis, além de armas, motores e documentos históricos da aviação (Riotur/Divulgação)
Continua após publicidade

Erguido para ser o “berço da aviação brasileira”, o Museu Aeroespacial, ou MUSAL, conta com uma coleção de objetos históricos relacionados a essa indústria – um acervo que inclui aeronaves, motores, armas e outros objetos. Localizado junto a uma base da Força Aérea Brasileira no Campo dos Afonsos, zona oeste do Rio de Janeiro, o lugar fica a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade.

O local conta com uma exposição permanente de cerca de oitenta aeronaves, que inclui até mesmo uma réplica fiel do 14-bis, o famoso avião utilizado por Santos Dumont em seu voo pioneiro. O MUSAL ainda conta com doze salas de exposições temáticas e um hangar de restauração.

MUSAL levou três décadas para sair do papel

O plano para um museu desse tipo no Brasil apareceu pela primeira vez em 1943, por orientação de Salgado Filho, então Ministro da Aeronáutica. Entretanto, pela falta de espaço físico e investimento, as tentativas de organizar o recinto foram interrompidas e adiadas ao longo dos anos.

Foi apenas na década de 1970 que o governo federal retomou a ideia, ocupando e restaurando as instalações da Academia da Força Aérea no Campo dos Afonsos. Após alguns anos reformando o prédio e os hangares, além de coletar itens e organizar os acervos, as autoridades finalmente inauguraram o Museu Aeroespacial em 1976.

Atualmente, o MUSAL conta com o apoio administrativo da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e do Grupamento de Apoio dos Afonsos (GAP-AF).

Continua após a publicidade

Exposições virtuais e in loco

É possível fazer um tour virtual pelo espaço no site do museu. No espaço físico da instituição, há uma ampla gama de exposições de longa duração. Alguns destaques incluem:

Exposição Esquadrilha da Fumaça: entre fotografias e outros documentos, apresenta o avião que pertenceu ao ex-líder do Esquadrão, Cel. Antonio Arthur Braga.

Sala de Armas: expõe peças bélicas das grandes guerras, entre outros documentos e fotografias.

Continua após a publicidade

Exposição Externa: são diversas aeronaves utilizadas em missões da Aeronáutica Brasileira.

Sala das Velhas Garças: conta com uma ampla coleção de aviões e réplicas em miniatura.

“A FAB na Guerra”: com peças originais, a exposição apresenta a participação da FAB na 2ª Guerra Mundial.

Continua após a publicidade

Exposição Santos Dumont: através de um acervo de maquetes, conta a história de Santos Dumont, abrangendo sua vida pessoal, além de suas invenções e curiosidades.

“A Mulher na Aviação”: por meio de um apanhado de fotografias, painéis e outros objetos pessoais, a exposição tem o foco no papel das mulheres na história da Força Aérea Brasileira.

Como visitar o museu?

Museu Aeroespacial
Av. Marechal Fontenelle, 2000.
3ª/dom 9h/16h
Para grupos, há a possibilidade de visita guiada, mas devem ser agendadas. A entrada é grátis. Saiba mais

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre o Rio de Janeiro

Publicidade