Museu da Tam será reaberto em Itu com exposição sobre Santos Dumont
Acervo de aeronaves que ficava em São Carlos está sendo transferido aos poucos para o novo espaço
O Museu Asas de um Sonho, que antes também era conhecido como Museu da Tam, funcionou em São Carlos entre 2006 e 2016. Depois de quase dez anos fechado, ele será reinaugurado no dia 10 de agosto em outra cidade do interior de São Paulo. O acervo, que conta com réplicas e aeronaves verdadeiras, está sendo gradualmente transferido para a Fábrica São Pedro, uma propriedade tombada que virou centro cultural em Itu.
A primeira exposição do novo museu será em homenagem a Santos Dumont, o pai da aviação. Haverá réplicas do 14-Bis e do Demoiselle, os dois principais projetos do inventor, assim como alguns de seus itens pessoais, como seus óculos, luvas e chapéu. Mais dois aviões históricos vão fazer parte da mostra: o São Paulo, de Dimitri de Lavaud, e o Blériot XI, de Louis Blériot.
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade
A transferência do acervo envolve um complexo trabalho de logística, já que é preciso desmontar as aeronaves da antiga exposição, em São Carlos, e remontá-las no novo endereço. Por isso, apenas uma parte deles será transferida para Itu neste momento. Todo o processo só deve ser concluído no ano que vem.
Serviço
Onde? O Museu Asas de um Sonho ficará na Fábrica São Pedro, no nº 9 da rua Padre Bartolomeu Tadei. Itu fica a 100 km de São Paulo, trajeto feito entre 1h e 1h30, dependendo do trânsito.
Quando? O museu funcionará de quarta-feira a domingo, das 11h às 17h.
Quanto? R$ 15 por pessoa.
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade