Novo espaço de arte contemporânea abre no Itaú Cultural, em São Paulo
Localizado no sétimo piso da instituição, Espaço Malú Villela cria nova oportunidade de conhecer o enorme acervo do IC
O Itaú Cultural, em São Paulo, abriu uma nova área de exposições para o público no último dia 22 de outubro: é o Espaço Milú Villela, localizado no sétimo piso da instituição, dedicado a aproximar os visitantes da impressionante coleção de arte contemporânea brasileira mantida pelo Acervo Itaú Unibanco.
No nome, o piso também presta homenagem à psicóloga, gestora cultural e filantropa Maria de Lourdes “Milú” Egydio Villela, ex-presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), que também liderou o próprio IC até 2019.
Exposição inaugural dá o tom do espaço
A primeira mostra do Espaço Milú Villela tem o título “Brasil das Múltiplas Faces” e traz a representação do país em trabalhos artísticos de gêneros diversos, que incluem retratos, paisagens e abstrações geométricas, entre outras criações.
Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra reúne 185 obras assinadas por 150 artistas, abrangendo mais de um século da história artística nacional: os trabalhos expostos foram produzidos desde 1889, junto com o começo da República, e se estendem até os dias atuais.
Mestre Didi, é um dos trabalhos expostos no novo espaço (Sergio Guerini/Itaú Cultural/Divulgação)
O espaço recém-inaugurado, com 280 metros quadrados, amplia para quatro os andares do Itaú Cultural dedicados a expor itens do acervo, que ao todo conta com mais de 15 mil obras. Trata-se da maior coleção corporativa de arte da América Latina.
O objetivo da instituição é aproximar cada vez mais o público de itens que antes costumavam ser expostos de forma itinerante, abrindo mais ambientes de mostra permanente no próprio IC.
Como visitar
O Espaço Malú Villela abriu para visitação em 22 de outubro de 2025, mesma data em que entrou em cartaz a exposição “Brasil das Múltiplas Faces”, que marca a inauguração do piso.
A mostra fica no sétimo andar do Itaú Cultural, localizado no número 149 da Avenida Paulista, no coração de São Paulo. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos e feriados, das 11h às 19h.
Confira mais informações no link.





