O que fazer no feriado de São Jorge no Rio de Janeiro e arredores

O feriado de quatro dias rende passeios na capital, escapadas para a serra, Paraty, Região dos Lagos...

Por Malu Jansen
Atualizado em 20 abr 2024, 01h22 - Publicado em 17 abr 2024, 18h00
Três Picos, Parque Nacional Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro, Brasil
O Parque Nacional Serra dos Órgãos, na Serra Fluminense, é uma das sugestões para aproveitar o feriado de São Jorge (Achernicharo/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

O feriado de Tiradentes cairá no domingo, 21 de abril. Mas quem mora no Rio de Janeiro terá a sorte de curtir um feriadão de 4 dias graças a São Jorge, padroeiro do Estado junto com São Sebastião, que é celebrado em 23 de abril, terça-feira. Confira algumas ideias de passeios para fazer na capital carioca, além de sugestões de destinos fluminenses  na serra e no litoral:

Rio de Janeiro

O que não falta é opção para aproveitar o feriado sem sair da capital. O Museu de Arte do Rio está com sete exposições em cartaz durante o mês de abril. Depois, dá para esticar o passeio até o Museu do Amanhã e o Centro Cultural Banco do Brasil, que ficam ali pertinho. No Cosme Velho, um programaço é visitar a Casa Roberto Marinho. 

Se a ideia for curtir uma praia, dê uma olhada em alguns endereços no comecinho da Barra da Tijuca ou também no final, onde fica o Hyatt, que é um resort urbano delicioso. Outra pedida é fazer uma trilha, como a que começa na Pista Cláudio Coutinho, na Praia Vermelha, e sobe o Morro da Urca (você pode descer de bondinho).

Para agito, rume para a Arnaldo Quintela, em Botafogo, que foi eleita a 8ª rua mais legal do mundoaqui você encontra uma lista de bares e restaurantes para você provar in loco e tirar suas próprias conclusões. Além disso, o Festival Comida di Buteco está rolando por todo o Brasil: no Rio, são 143 bares oferecendo petiscos pensados para o evento, ao preço fixo de R$ 35. 

Tem crianças? Nesse caso, veja 10 opções de passeios para fazer com os pequenos.

Bondinho Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, Brasil
O pôr do sol visto do bondinho que leva ao Pão de Açúcar (Davi Costa/Unsplash)
Continua após a publicidade

Niterói

Do outro lado da ponte, Niterói também tem praias lindíssimas: dê preferência às oceânicas, como a Praia de Itacoatiara e Itaipu. Para um programa cultural, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, que fica em um edifício icônico projetado por Oscar Niemeyer, está com quatro exposições em cartaz. Entre elas estão os painéis de azulejos da artista portuguesa Bela Silva e a mostra “Mulheres da Água”, que apresenta as trajetórias emocionantes de pescadoras, marisqueiras, ambulantes e trabalhadoras da indústria naval. Saiba mais no perfil do museu no Instagram

Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ)
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói foi projetado por Oscar Niemeyer (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Paraty 

O outono é uma boa época para conhecer Paraty: a chuva costuma dar uma trégua, o que favorece os passeios de barco, as trilhas até cachoeiras e o banho de mar em Trindade, mais ao sul. E se por acaso o tempo não colaborar, ainda há ainda todo o centrinho histórico para ser explorado e boas cachaçarias para visitar. Nosso Guia de Paraty traz dicas de diferentes tipos de passeios na cidade. Por fim, Paraty também possui casas paradisíacas que podem ser alugadas e são um destino em si.

Igreja de Santa Rita de Cássia, Paraty, Rio de Janeiro, Brasil
Igreja de Santa Rita de Cássia vista da baía de Paraty (Auluz/Pixabay)
Continua após a publicidade

Angra dos Reis

Angra dos Reis possui mais de 300 ilhas. Para não se perder em meio a tantas opções, a VT fez um manual com as principais ilhas, praias, passeios de barco e hotéis. Mas em terra firma também existem atrações culturais como as casas de cultura, que foram revitalizadas recentemente. Agora, se você já está determinado a passar os quatro dias do feriadão em Ilha Grande, há pelo menos dez passeios imperdíveis. Uma boa opção por lá é se hospedar em uma casa de aluguel de temporada na Vila do Abraão – ou quem sabe alugar uma ilha inteira.

Praia Itaguaçu, Angra dos Reis, Rio de Janeiro
O mar cristalino na Praia Itaguaçu, em Angra dos Reis (Thinkstock/Thinkstock)

Búzios e Arraial do Cabo

É muito provável que Búzios esteja transbordando de gente no feriado, principalmente nas praias Azeda e João Fernandes, mas há chances de que as areias (cor-de-rosa!) da Brava, sobretudo o canto direito, estejam praticáveis. A pedida é cacifar uma day bed no restaurante Rocka e se entregar às criações do chef Gustavo Rinkevich. Os restaurantes do Porto da Barra são sempre ótimas pedidas no fim de tarde. Leia uma reportagem com o melhor de Búzios e busque uma hospedagens no Airbnb.

As areias claras e as águas incrivelmente azuis e repletas de vida marinha na vizinha Arraial do Cabo deram ao destino a fama de “Caribe brasileiro”. Vai estar lotada? Com certeza! A missão aqui é escolher entre sete praias com cenários espetaculares para achar um espacinho e estender a canga. E quem não quer se hospedar com uma vistona para o mar? Selecionamos casas de aluguel de temporada em Arraial que cumprem esse critério com louvor. 

Continua após a publicidade
Praia do Farol, Arraial do Cabo, Rio de Janeiro
Uma das praias mais lindas em Arraial do Cabo é a Praia do Farol (Marcelo Ferreira Coelho/Wikimedia Commons)

Serra Fluminense

Petrópolis une o charme da paisagem da serra com as construções da época do Império. Com quatro dias à disposição, a cidade pode ser o ponto de partida de um roteiro de carro pela Serra Fluminense até Lumiar. Mas a imersão nas montanhas também pode se dar em uma cabana ou chalé para chamar de seu: veja opções de refúgios para alugar em Araras, Itaipava e Vale das Videiras.

Museu Imperial, Petrópolis, Rio de Janeiro
Fachada do Museu Imperial, em Petrópolis (Fillipo Tardim/Wikimedia Commons)

Penedo e Visconde de Mauá

A dupla Penedo e Visconde de Mauá rende uma boa escapada no feriado. O roteiro de carro pode partir de Penedo, escolhida por finlandeses que imigraram para o Brasil no final da década de 1920, e fazer alguns desvios para ver cachoeiras de águas geladas e cristalinas antes de chegar em Visconde de Mauá, que tem mais uma porção de paisagens naturais para admirar. Veja o roteiro completo.

Continua após a publicidade
Visconde de Mauá, Rio de Janeiro, Brasil
A Igreja de São Sebastião, de 1912, marca a entrada de Visconde de Mauá (Eduardo Fonseca Arraes/Getty Images)

Leia tudo sobre Rio de Janeiro

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade