Continua após publicidade

“Passarela do Álcool” é point nas noites de Porto Seguro

Bares, restaurantes e lojas compõem o frequentado espaço que foi rebatizado como Passarela da Cultura

Por Gabriel Bueno
Atualizado em 8 out 2024, 17h55 - Publicado em 8 out 2024, 12h00

Ao cair da tarde, um canto de Porto Seguro, no sul da Bahia, ganha vida. O cenário é convidativo: ruas movimentadas, barracas coloridas e um vaivém animado. A Passarela do Álcool, rebatizada como Passarela do Descobrimento e mais recentemente como Passarela da Cultura, é o centrinho nervoso e epicentro do agito de Porto Seguro, um lugar repleto de lojas, bares e restaurantes.

O passeio pode começar com compras no fim de tarde, emendar com um happy hour e só Deus sabe o que vem depois. Ainda mais se a noite for embalada por um Capeta, drinque alçado à fama naquelas bandas e que leva guaraná, leite condensado e vodka, em suma, um perigo. Mas o lado bom é que a passarela não é só do álcool, mas é também de famílias inteiras, dos 8 aos 80, que vão até lá para jantar e curtir alguns horas bastante agradáveis.

Por estar na região mais turística de Porto Seguro, o lugar é de fácil acesso: fica de frente para a foz do rio Buranhém e a cerca de 3 km do centro histórico (ou cerca de 30 minutos de caminhada).

Onde comer na Passarela?

De modo geral, a passarela é um misto de shopping a céu aberto com zona boêmia. Além dos estabelecimentos que funcionam o ano todo, o endereço também abriga shows durante o Carnaval, o São João e outros períodos festivos. Veja algumas opções de bares e restaurantes para curtir na região:

Casarão Adega Restô

Em um ambiente que mescla o rústico de um casarão colonial do século 19 (daí o nome) ao cenário aconchegante de um espaço preservado, o restaurante fica na sede do antigo telégrafo, um prédio tombado e com características históricas – como o uso do óleo de baleia para impermeabilização da estrutura.

No cardápio, paella, ceviche, bife de chorizo ou quem sabe uma moqueca, que combina bem com um riesling ou algum outro vinho da adega.

Rua Assis Chateaubriand, 68, aberto todos os dias das 12h às 23h.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Casarão Adega Restô (@casaraoadegaresto)

Esquina do Mundo Gourmet

Aqui o foco está nos pratos da cozinha baiana, como o bobó de camarão na moranga ou no coco, e a ampla variedade de moquecas – tudo acompanhado pelos tradicionais arroz e pirão, presentes como guarnição de todos os pratos do cardápio.

Rua Assis Chateaubriand, 292, aberto todos os dias das 11h30 às 23h.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Esquina do Mundo Gourmet (@oesquinadomundo)

Mexicana

O nome já entrega, assim como a decoração e as mesas ao ar livre. No cardápio, nachos, fajitas, burritos (com opção de filé mignon) e até um exemplar tex-mex, que é o “hambúrguer mexicano”, que leva guacamole, pimenta jalapeño e bacon, além dos clássicos ingredientes de um cheeseburguer.

Continua após a publicidade

Rua Assis Chateaubriand, 75, abre de terça-feira a domingo, das 17h às 23h.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mexicana (@mexicana_ps)

Colher de Pau

Um dos mais conhecidos na região, tem vista para o mar, ambiente aconchegante, música ao vivo e espaço kids. Os pratos mais pedidos são a mariscada e a moqueca.

Travessa Augusto Borges, nº 52, abre todos os dias das 9h às 23h.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Restaurante colher de pau (@colherdepauportoseguro)

Devido ao grande interesse dos turistas pela Passarela, a prefeitura costuma organizar atividades sazonais no local, como shows, dança e teatro. Antes da viagem, vale acompanhar as redes sociais da Secretaria Municipal de Turismo, que publica as iniciativas culturais da cidade. Épocas como Carnaval, São João e Réveillon é garantia de eventos especiais.

Continua após a publicidade

Horário de funcionamento

Na Passarela, o grosso das atividades começa às 18h, mas não há um horário específico para encerramento. O movimento maior acontece por volta das 22h, quando os bares se tornam o principal atrativo. Muitos deles seguem abertos até a madrugada. É comum que as lojas e feirinhas fechem mais cedo.

O que devo evitar?

Há uma recomendação para todos os turistas em relação à Passarela da Cultura: não tomar banho na praia do centro, em frente ao local, pois o encontro do rio com o mar gera fortes correntezas em áreas profundas. Não muito longe dali há diversas praias que podem ser aproveitadas com segurança.

Leia tudo sobre Porto Seguro

Reserve hospedagem em Porto Seguro

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade