Continua após publicidade

Passarela do Caranguejo é point gastronômico de Aracaju

Colado à orla da Praia de Atalaia, local repleto de bares, restaurantes e forró celebra crustáceo tão importante para a economia e cultura de Sergipe

Por João Antonio Streb
Atualizado em 22 set 2024, 09h08 - Publicado em 21 set 2024, 10h00
passarela-do-caranguejo-aracaju
Escultura gigante do caranguejo é ponto imperdível diante da "passarela" (Just a Brazilian man/CC BY 2.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Por um capricho geográfico, a capital sergipana floresceu cercada pelo mar, o rio Sergipe e extensos manguezais, o que levou a economia e a culinária local a valorizar um crustáceo que é abundante por lá: o caranguejo. A importância do bichinho é tamanha que rendeu o batismo do principal polo de vida noturna e gastronomia da cidade, a Passarela do Caranguejo. 

A extensão da passarela, na orla do Atalaia, conta com diversos tipos de restaurantes e bares, desde culinária sergipana até botecos que tocam forró madrugada adentro.

Para homenagear o mascote da cidade e servir de referência para encontrar a passarela, foi instalada a escultura de um caranguejo de dimensões colossais, com 7m de largura e 2,3m de altura feita pelo artesão sergipano Ary Marques Tavares. Tão difícil quanto não notar o bichão é passar sem tirar uma foto.

Onde comer e beber na Passarela do Caranguejo

O corredor gastronômico mais famoso de Sergipe conta com mais de 50 estabelecimentos, entre bares e restaurantes, que protagonizam a vida noturna da cidade.

Se você está mirando numa saída mais familiar e quer uma refeição com mais elementos da culinária sergipana, uma ótima opção é o Pitú com Pirão da Eliane. O local está em atividade há décadas, oferece um ambiente aconchegante e com comida muito saborosa, o que inclui, obviamente, o caldo de pitu com leite de coco natural.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pitu Com Pirão Da Eliane (@pitucompiraodaeliane_)

Outra boa pedida de comida típica é o Rei da Sopa, onde é servido um elogiado creme de charque e macaxeira (conhecido como aipim ou mandioca no resto do Brasil). Apesar do nome, o local também tem outros pratos que não envolvem caldos.

A Passarela do Caranguejo é o ponto mais movimentado de Aracaju durante o Réveillon e o Carnaval, então a área também conta com locais que misturam comida com música e dança. A Casa de Forró e Restaurante Cariri é o melhor exemplo disso, com um ambiente acolhedor, colorido e decorado com elementos regionais, além de um forrozinho tocando para quem visita à noite. Entre os pratos mais famosos, a dica é a moqueca de camarão.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Cariri Restaurante & Casa de Forró (@caririsergipe)

Continua após a publicidade

Mas nem só de caranguejo e frutos do mar vive a passarela. Em praticamente todas as casas é possível encontrar o infalível franguinho com purê de batatas e opções vegetarianas. Um pouco mais para o norte da orla você encontra a churrascaria Sal e Brasa.

Por mais que o foco da movimentação seja a noite, a Passarela do Caranguejo fica ao lado de quadras esportivas públicas e também da praia de Atalaia, com diversas opções de lazer que vão além da gastronomia.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rei da Sopa (@reidasopa)

A área da Praia da Atalaia tem diversos hotéis localizados mais ao norte da orla. Se você está viajando e se hospedou por lá, basta ir até a orla e caminhar até se deparar com a inconfundível escultura do caranguejo gigante.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Sergipe

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

 

Publicidade