Pet Friendly: passeios para fazer com cachorro no Rio de Janeiro

Parques, praias, livrarias e restaurantes também são maravilhosos para os cães cariocas

Por João Antonio Streb
13 nov 2024, 18h00
estatua-clarice-lispector
Passeios bons pra cachorro no Rio: no Leme, até a estátua de Clarice Lispector é acompanhada pelo cão Ulisses (Fernando Frazão/Agência Brasil, CC BY 3.0 BR/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

São mais de 160 milhões de animais de estimação no Brasil, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), e hoje em dia não causa mais surpresa topar com cachorros em supermercados, shoppings, cafés e restaurantes. O Rio de Janeiro é pródigo nos espaços pet-friendly e por isso separamos uma série de sugestões de passeios para o seu “cãopanheiro” te acompanhar.

Praias

Sim, cachorros podem frequentar a praia no Rio – uma lei municipal de 2019 liberou o acesso em toda a orla. Para isso, o tutor deve portar o certificado de vacinação (cópia física ou digital) que contenha uma etiqueta semestral de vermifugação. O uso de coleira é obrigatório e, claro, recolher os dejetos que ele porventura fizer no caminho.

O importante é escolher horários com menor incidência de sol ou dias com as temperaturas mais amenas, evitando queimaduras na almofadinha das patinhas. A capital carioca dispõe de algumas praias em que os amigos peludos podem desfrutar tanto da areia quanto se refrescar na água.

Destaque para a Praia do Diabo, no Arpoador, a Praia da Reserva, na Barra da Tijuca, e Grumari, no Recreio dos Bandeirantes. Mesmo que esses locais sempre sejam abertos aos pets, tente priorizar cedo da manhã, fim de tarde ou dias nublados para que você e seu cão possam aproveitar sem estresse.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Livraria da Travessa (@livrariadatravessa)

Continua após a publicidade

Parques, livrarias e mais

Vários pontos turísticos do Rio são espaços públicos, o que garante uma boa gama de locais para que você possa levar junto seu bichinho. O Mirante do Leblon, na Avenida Niemeyer, rende boas fotos e um momento de paz com seu amicão.

Algumas áreas famosas como a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, o Parque do Flamengo, o Parque Eduardo Guinle, em Laranjeiras, e o Parque dos Patins, na beira da Lagoa Rodrigo de Freitas também tem um espaço amplo para os bichos desfrutarem.

O Rio também tem locais abertos idealizados para receber os tutores e seus bichinhos em uma boa rodada de brincadeiras, como a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, a Praça Edmundo Bittencourt, no Bairro Peixoto, em Copacabana, e o Parcão da Freguesia, em Jacarepaguá.

Continua após a publicidade

Os locais fechados e atrações pensadas para cães também não decepcionam. Para quem quer ler bom um livro num local menos agitado, mas sem abandonar o parceiro de quatro patas, as cinco unidades da Livraria da Travessa garantem acesso aos peludos.

Locais a céu aberto também não faltam, como o Garden Center Chácara Tropical, no Itanhangá, onde os cachorros podem transitar e cheirar diversas plantas ao longo de um jardim coberto.

Restaurantes

A variedade de locais para fazer um boquinha também é grande. Você pode visitar o Cafeína Café, em Copacabana, e tomar um café com bolo enquanto seu pet descansa na calçada. Para o prato principal, você pode procurar as especialidades italianas do Alessandro & Frederico, ou nos petiscos cariocas do Boteco Boa Praça, ambos em Ipanema. E, se a sua ideia é se refrescar de um calorão com um suco, um espaço vegano e pet friendly que vale a visita é o Org Bistrô, na Barra da Tijuca.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Boteco Boa Praça (@botecoboapraca)

Leia tudo sobre o Rio de Janeiro

Reserve hospedagem no Rio de Janeiro

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade