Continua após publicidade

Aparecida ganhou refúgio dedicado à recuperação de aves

Dentro do Parque Três Pescadores, araras, tucanos e papagaios são tratados e reintroduzidos na natureza

Por Da Redação
16 nov 2024, 14h00
Parque Três Pescadores, Aparecida, São Paulo
Mais de cem animais estão em recuperação no Refúgio das Aves (Parque Três Pescadores/Divulgação)
Continua após publicidade

Refúgio das Aves é um espaço dedicado à recuperação

O Refúgio das Aves, do Parque Três Pescadores, em Aparecida, no interior de São Paulo, pode ser considerado um oásis em meio a degradação do meio ambiente, principalmente da fauna. Com mais de cem animais em recuperação para retorno ao seu habitat natural – e capacidade para ampliar o atendimento para cerca de 300 –, o local é um dos únicos na região do Vale do Paraíba que recebe animais apreendidos por maus tratos ou vítimas do tráfico de animais silvestres.

O tráfico de animais silvestres é um negócio criminoso que movimenta cerca de US$ 2 bilhões por ano. A estimativa é que, somente no Brasil, 38 milhões de animais silvestres são retirados ilegalmente da natureza todos os anos, de acordo a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas).

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por video_e_tal (@video_e_tal)

O Refúgio das Aves é um espaço dedicado à recuperação e proteção de espécies brasileiras e recebe animais de Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), Centros de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e de excedentes de zoológicos de todo o país.

Ao chegarem no local, os animais passam por triagem, recebem tratamento veterinário e ficam em quarentena para depois serem manejados para área de convívio e visitação. Após o período de tratamento, são treinados para serem reintroduzidos na natureza.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Parque Três Pescadores (@parquetrespescadores)

Entre as espécies acolhidas no Parque Três Pescadores, há iguanas, jabutis, marrecos, araras canindé e vermelha, papagaios, maritacas, aratingas, pombas, corujas, garças, tucanos, seriemas, cágados e cutias.

Além do acolhimento dos animais, o parque também promove a sensibilização ambiental com programas educativos e oferece áreas acadêmicas para pesquisa, estágios e programas de extensão em colaboração com universidades da região.

Parque Três Pescadores

O Parque Três Pescadores foi inaugurado em julho de 2024, em Aparecida, no interior de São Paulo. O espaço ocupa uma área de quase 30 mil m² às margens do Rio Paraíba do Sul e ao lado do Porto Itaguaçu, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717. 

Continua após a publicidade

O parque conta história de devoção à padroeira, faz passeios de balsa no Porto Itaguaçu e abriga uma réplica da vila dos pescadores que encontraram a imagem da santa no século 18.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Parque Três Pescadores (@parquetrespescadores)

Serviço

Parque Três Pescadores

Quando? Às segundas, quartas e quintas-feiras, das 9h às 17h. De sexta-feira a domingo, das 8h às 17h. 

Quanto? A partir de R$ 9. Ingressos disponíveis no site.

Continua após a publicidade

Onde? Porto Itaguaçu, s/n, São Geraldo – Aparecida, São Paulo

Leia tudo sobre Aparecida

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade