9 praias imperdíveis em Búzios

O litoral recortado se divide em diferentes praias - algumas banhadas por mar aberto e agitado, outras, por águas calmas e mornas

Por Luana Pazutti
Atualizado em 10 out 2024, 11h42 - Publicado em 7 out 2024, 20h00
praia-de-geriba-buzios
Praia de Geribá (Turismo Búzios/Divulgação)
Continua após publicidade

Na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, encontra-se um dos mais encantadores destinos cariocas: Búzios. Hoje badalada, a antiga vila de pescadores se destaca por reunir um vasto legado histórico e cultural em uma faixa costeira toda recortada, repleta de praias de personalidade própria. Veja, a seguir, algumas das melhores praias da região – seja para curtir com a família ou surfar as melhores ondas:

1. Praia da Tartaruga

Ponto excelente para famílias com crianças, a Praia da Tartaruga é famosa pelo seu mar calmo e cristalino. Suas águas mornas a tornam ideal para banho e mergulho, com direito à observação dos peixes e corais. Os passeios de escuna também figuram entre os atrativos.

O local conta com infraestrutura de apoio e diversas opções de quiosques e restaurantes. Seu acesso é feito a partir de uma estrada com cerca de 1,5 km, que parte da Avenida José Bento Ribeiro. Os aquatáxis também chegam lá, com saída da praia da Armação, junto à Orla Bardot.

praia-da-tartaruga-buzios
Vista aérea da Praia da Tartaruga (Gledson Agra de Carvalho/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

+ Veja um guia completo de Búzios

2. Azeda e Azedinha

Duas das praias mais bonitas daquele pedaço, a Azeda e a Azedinha ficam próximas ao centro de Búzios e são as favoritas entre os turistas. Por esse motivo, e por serem pequeninas, elas costumam estar sempre cheias. Situadas em uma área de proteção ambiental, a dupla é rodeada por formações rochosas e oferece piscinas naturais com águas mornas e transparentes.

Praia Azeda, Búzios, Rio de Janeiro, Brasil
Praia Azeda (e Azedinha ao fundo): pequenina e disputada (Katarina_B/Getty Images)

O principal diferencial entre as duas é o tamanho. Enquanto a Azeda conta com 200 metros de comprimento, a Azedinha tem apenas 50 metros de areia. Ambas são ótimas para famílias com crianças.

Continua após a publicidade

É possível acessá-las a pé, partindo de uma escadaria de madeira perto da Praia dos Ossos, ou por meio de aquatáxis. Uma dica é ir perto do final de tarde e ficar para o pôr-do-sol.

azedinha-buzios
Praia da Azedinha (Halley Pacheco de Oliveira/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)

3. Praia da Foca

Situada entre duas formações rochosas, na região conhecida como Saco do Forno, a Praia da Foca é uma das mais tranquilas de Búzios. A paisagem varia muito dependendo da maré: a pequena enseada pode estar com águas mansas, que formam uma relaxante piscina natural, ou agitadas, o que exige mais cautela durante o mergulho.

Com faixa de areia estreita e algumas pedras, ela é menos frequentada por estar distante do burburinho: para acessá-la, é preciso fazer uma pequena trilha que parte da Rua Vinte e Um. Uma dica é levar alguns lanchinhos, pois não há muitas opções de alimentação. A praia mais próxima dela é a do Forno (veja mais abaixo).

Praia da Foca, Búzios, Rio de Janeiro
Praia da Foca (Rodrigo Soldon/Flickr)
Continua após a publicidade

+ Confira uma lista de restaurantes imperdíveis em Búzios

4. Praia Brava

Não é à toa que a Praia Brava recebe esse nome. A força das ondas é o grande diferencial do local, que atrai surfistas ao longo do ano todo. É lá que fica o Rocka, um dos melhores restaurantes de Búzios.

A praia é dividida em dois lados por uma formação rochosa. A parte esquerda é boa para surfar. Já o lado direito é recomendado para quem procura um pouco mais de sossego. Uma curiosidade é que a sua areia possui uma tonalidade rosada, que se justifica pela presença do mineral granada.

Há um bolsão de estacionamento na entrada da praia, junto ao restaurante Rocka. Do costão direito parte uma trilha que leva até a praia Olho-de-Boi.

praia-brava-buzios
Praia Brava (Mabscoito/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)

5. Praia Olho-de-Boi

Após 20 minutos de caminhada em um trilha íngreme e pouco sinalizada que parte da Praia Brava, é possível encontrar uma das poucas praias de nudismo do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Frequentado por naturistas, a pequena Praia Olho-de-Boi é protegida do mar aberto por uma estreita garganta formada por elevados rochedos. A faixa de areia é repleta de conchas e búzios e as águas, calmas e transparentes – perfeitas para contemplar os peixinhos.

Aqui, também vale levar lanches na mochila, pois a praia não possui infraestrutura.

Praia Olho de Boi, Búzios, Rio de Janeiro
Praia Olho de Boi (Rodrigo Soldon/Flickr)

+ Casas com vistas incríveis em Búzios para alugar no Airbnb

6. Praia do Forno (Forninho)

Para quem procura um lugar para mergulhar, a Praia do Forno é certamente a melhor opção. Pequena e cercada por rochedos, a praia tem águas cristalinas e frias, além de piscinas naturais próximas às rochas.

Contrastando com a temperatura do mar, a areia costuma esquentar com facilidade, devido à alta concentração de ferro. Inclusive, essa é a razão pela qual é chamada de Forno ou Forninho.

Continua após a publicidade

A praia também é indicada para prática de esportes náuticos, como caiaque e stand up paddle, e possui barracas vendendo lanches e bebidas.

praia-do-forno-buzios
Praia do Forno (Giovanna Santos Campos/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

7. Praia de João Fernandes

Com mar calmo e cristalino, a Praia de João Fernandes se destaca por seu mirante e piscinas naturais. Rodeada por hotéis, bares e restaurantes, ela é uma das favoritas entre os visitantes e, por consequência, uma das mais lotadas da cidade.

Na faixa de areia, é possível alugar equipamentos de mergulho, snorkel e stand up paddle. A tranquilidade de suas águas faz com que a praia seja o destino ideal para crianças.

Para quem prefere relaxar em um lugar mais reservado e igualmente encantador, vale ir até a Praia de João Fernandinho, que pode ser acessada a partir de uma escadaria situada no alto do morro direito da praia principal.

Continua após a publicidade
praia-joao-fernandes-buzios
Praia de João Fernandes (Halley Pacheco de Oliveira/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)

+ Rua das Pedras: veja o que fazer no pedaço mais badalado de Búzios

8. Praia de Geribá

Considerada uma das praias mais badalados de Búzios, Geribá é muito procurada por jovens e surfistas, que costumam se instalar nas barracas centrais. Uma dica para quem quer escapar do movimento é estender a canga próximo aos cantos da praia, que costumam ser mais tranquilos.

Na ponta direita, há uma trilha de rochas com uma bela vista. Já o canto esquerdo é ideal para famílias com crianças e conta com um acesso à Praia da Ferradurinha.

praia-de-geriba-buzios
Praia de Geribá (Turismo Búzios/Divulgação)

9. Praia da Ferradura

Se você busca um destino para curtir com as crianças, a Ferradura pode ser a escolha ideal. Embora não esteja entre as mais belas da cidade, o local se destaca pelas águas calmas, rasas e cristalinas. Além disso, seu relevo, que lembra uma ferradura, protege a região dos ventos e correntes marítimas.

A praia também é boa pedida para mergulho e prática de esportes náuticos, como caiaque, pedalinho e wake board. A presença de diversas opções de alimentação é outro ponto positivo, assim como a possibilidade de ir de carro até bem perto da praia.

Para quem tem interesse em algo ainda mais reservado, há a intimista Ferradurinha. Com lugares para alugar equipamento de mergulho e stand up paddle, esse cartão-postal de Búzios é um pouco menor e pode ser acessado a pé ou de barco. Nota: apesar do nome, ela fica a 10 minutos de carro da Ferradura e está ao lado de Geribá.

praiaferradura-buzios
Ferradura (Msadp77/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)

+ A Civitatis tem passeio de escuna por Búzios

Outras opções de praias

Há outras opções de praias um pouco mais distantes do centro de Búzios: em geral, elas são mais tranquilas, mas tem possuem mar mais agitado.

Praia de Tucuns tem faixa de areia larga e fofa, com 2,5km de extensão, e o pode apresentar água revolta. Já a Praia de José Gonçalves fica em uma reserva ambiental e costuma ser frequentada por surfistas por conta de suas fortes ondas.

Para quem busca um espaço ainda mais reservado, a pequena Caravelas é uma opção: fica em uma área de preservação ambiental e é praticamente uma praia particular dos condomínios ali instalados.

Leia tudo sobre Búzios

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade