São José dos Ausente: belezas naturais abaixo de zero no Rio Grande do Sul

Famoso pelos extremos de temperatura no inverno, município da Serra Gaúcha também é lar do pico mais alto do estado

Por Maurício Brum
21 jul 2025, 14h00
sao-jose-dos-ausentes-rs
Cenário campestre na paisagem gelada de São José dos Ausentes (Odmir Andrade Aguiar/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Quando uma massa de ar polar faz as temperaturas despencarem no sul do Brasil, pode apostar: São José dos Ausentes estará nas manchetes, citada entre os lugares de frio mais intenso no país por vezes, até mesmo liderando o ranking do gelo.

Segundo dados da Somar Meteorologia, o recorde é -6,4°C, registrados em 11 de julho de 2004. Como se trata também de um destino de altitude, o vento faz com que a sensação térmica seja ainda menor.

Ou seja, no inverno, São José dos Ausentes é muito procurada por quem quer vivenciar um frio “de verdade” sem sair do Brasil. Mas o destino também conta com atrações naturais que rendem descobertas para além do clima.

Atrações além do frio

Com menos de quatro mil habitantes e um acesso dificultado pela precária infraestrutura rodoviária, a cidade pode parecer apenas uma curiosidade durante a previsão do tempo do telejornal, mas conta com boas opções para quem decide se aventurar até seus extremos.

O famoso frio de São José dos Ausentes é garantido pela combinação da latitude meridional em que se encontra com a altitude que marca o território do município. Em média, quem visita a região sempre está a cerca de 1,2 mil metros sobre o nível do mar, o que garante um clima ameno mesmo nas épocas mais quentes do ano.

Continua após a publicidade

Ausentes guarda lugares de natureza intocada. O local mais famoso do município é o Pico do Monte Negro, ponto culminante do Rio Grande do Sul, a uma altitude de 1.410 metros. Margeando o cânion homônimo, o Monte Negro fica a cerca de 45 km da sede municipal, em outro caminho que pode exigir certa paciência dependendo das condições da estrada na época da visita.

Uma boa pedida para conhecer essa região é se hospedando na Pousada Fazenda Monte Negro, composta por chalés. Na fazenda, é possível contratar passeios a cavalo para conhecer os diversos cânions das redondezas, percorrendo caminhos de 4 a 12 km em torno da propriedade.

canion-monte-negro-rs
Cânion Monte Negro (Paulo Hopper/Wikimedia Commons)
Continua após a publicidade

Como chegar

São José dos Ausentes fica na divisa com Santa Catarina, exigindo um deslocamento maior do que outros destinos da Serra Gaúcha. Partindo de Porto Alegre, são cerca de 285 km pegando a RS-020 e a BR-290. Para quem já está na região serrana, a viagem partindo de Gramado, por exemplo, leva 165 km.

Mas é importante se planejar, já que as distâncias podem enganar em função da precariedade das estradas. O principal destino das redondezas é Cambará do Sul, também famosa pelos cânions, a cerca de 40 km. No entanto, o caminho pela RS-020 entre as duas cidades tem seus 25 km finais ainda pendente de pavimentação. A expectativa é que as obras sejam concluídas até o final de 2025, mas o projeto já se arrasta há três anos.

Leia tudo sobre o Rio Grande do Sul

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade