São Paulo recebe duas exposições da obra de Carlito Carvalhosa
Mostras no Sesc Pompeia e no Instituto Tomie Othake trazem panorama do artista, que foi primeiro brasileiro vivo a ter exposição solo no MoMA
Desde o começo de outubro, São Paulo é palco de duas grandes exposições que resgatam a obra do artista plástico Carlito Carvalhosa (1961-2021). A primeira, aberta em 8 de outubro no Sesc Pompeia, seguirá até o dia 9 de fevereiro. A segunda, entrou em cartaz no Instituto Tomie Ohtake no dia 24 de outubro e permanecerá até o dia 2 de fevereiro.
Ver essa foto no Instagram
Ambas as exposições fazem parte de um projeto mais amplo de afirmação do legado do artista, que faleceu em 2021 vítima de um câncer. Herdeiro estético de Hélio Oiticica, Carvalhosa foi um dos principais nomes da arte contemporânea nacional, e o primeiro brasileiro a ter uma exposição solo no MoMA, em Nova York, ainda em vida.
Estão previstas, ainda, mais duas iniciativas: a publicação, em dezembro, de um livro com extensa monografia dedicada à produção de Carvalhosa de um audiolivro no qual artistas, críticos e amigos de Carvalhosa fazem “audiodescrições afetivas” de algumas de suas obras e relembram marcos importantes de sua vida. O audiolivro será instalado como uma obra sonora na exposição do Instituto Tomie Ohtake e estará disponível nas principais plataformas de streaming.
As exposições em cartaz abordam diferentes facetas da produção do artista. Enquanto a mostra A Natureza das Coisas, do Sesc Pompeia, apresenta algumas de suas instalações, acompanhadas por um conjunto denso de projetos, desenhos e estudos preparatórios, a exposição A Metade do Dobro, no Instituto Tomie Ohtake, reúne sobretudo trabalhos bidimensionais e escultóricos, refazendo o percurso do artista desde os primeiros movimentos de juventude até criações mais recentes e confirmando o caráter experimental e diverso de sua produção.
Ver essa foto no Instagram
Serviço
A Natureza das Coisas
Onde? Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 – Pompeia.
Quando? Até 9 de fevereiro de 2025. De terça-feira a sábado, das 10h às 21h; e aos domingos, das 10h às 18h.
Quanto? Entrada gratuita.
A Metade do Dobro
Onde? Instituto Tomie Ohtake – Rua Coropé, 88 – Pinheiros.
Quando? Até 2 de fevereiro de 2025.De terça-feira a domingo, das 11h às 19h (entrada até 18h).
Quanto? Entrada gratuita.