Continua após publicidade

Sesc Interlagos recebe exposição sobre Charles Darwin

Antes ou depois de curtirem a mostra interativa, as crianças podem brincar na área verde com escorregador e parede de escalada

Por Caroline Dalla Vecchia
Atualizado em 6 jul 2022, 14h52 - Publicado em 6 jul 2022, 12h41
A imagem mostra uma mesa com uma tela e vidros cheios de papéis dobrados.
A biblioteca do navio de Charles Darwin também está catalogada de forma lúdica na exposição. (Renata Teixeira/Divulgação)
Continua após publicidade

Inédita no Brasil, a exposição “Darwin, O Original” é uma imersão na mente e imaginação de Charles Darwin, o naturalista britânico que escreveu o livro “A origem das espécies” e elaborou a Teoria da Evolução. Até o dia 11 de dezembro, a mostra estará em cartaz no Sesc Interlagos, na Zona Sul de São Paulo, onde foram instaladas várias estações interativas que exploram o autor para além do naturalismo, mostrando suas facetas de biólogo, pai, humanista, antiescravagista e pioneiro da etologia animal e humana. A entrada é gratuita.

A imagem mostra ilustrações de plantas pregadas em estandes e numa parede escura
Dividida em oito estações temáticas, a exposição é cercada por um cenário que faz referência ao naturalismo de Darwin. (Renata Teixeira/Divulgação)

São oito núcleos temáticos compostos por filmes, dispositivos multimídia e jogos. O primeiro tema, “Darwin e seu tempo“, foca no contexto histórico, intelectual e cultural da sociedade vitoriana em que viveu o cientista. Na sequência, “Volta ao mundo em 1741 dias” ostenta um dos destaques da exposição: a maquete do navio HMS Beagle, usado em suas expedições como naturalista. Ali também é possível vislumbrar como era a biblioteca do cientista, que ficava dentro do navio e tinha mais de 400 títulos, e as outras atividades que eram realizadas por ele a bordo.

A imagem mostra um navio em miniatura
A maquete do navio HMS Beagle é um dos destaques da exposição, pois sua estação também mostra como era a vida de Darwin durante suas viagens. (Renata Teixeira/Divulgação)

Na estação “As escalas“, elementos interativos alteram pontos de referência temporais e noções de escala para que o visitante compreenda as bases do pensamento do estudioso. Já em “A revolução Darwiniana” e “A recepção das ideias de Darwin” são apresentados, respectivamente, os argumentos usados pelo cientista em suas obras e como essas ideias foram representadas nas artes e na mídia. O legado dessa ciência também é explorado em outra seção, batizada de “A ciência da evolução na atualidade“.

A imagem mostra um painel com uma data
A seção “As escalas” brinca com a cronologia da vida de Darwin e seus feitos como cientista. (Renata Teixeira/Divulgação)
Continua após a publicidade

Darwin na intimidade” mostra curiosidades e fatos relevantes da biografia do naturalista em três pequenos teatros animados. Um deles utiliza elementos gráficos do século XIX, colocados em movimento, para recriar cenas de sua vida em família. Outro mostra a reação do cientista ao se deparar com situações de escravidão. E o terceiro explora a multiplicidade de tarefas científicas em que Darwin se engajou ao adoecer. A última área temática, por fim, se chama “Darwin e o Brasil” e repensa o trabalho de Darwin traçando paralelos com a produção científica nacional.

Durante o mês de julho, o Sesc Interlagos também exibirá filmes sobre a evolução das espécies, as ciências e a natureza – sempre em diálogo com a temática darwiniana. A programação pode ser conferida pelo site.

Para conhecer o trabalho de Charles Darwin direto da fonte, foi o livro A Origem das Espécies que apresentou a teoria da evolução para mundo. Quem se interessar em saber mais da história do britânico, Darwin: A vida de um evolucionista atormentado de Adrian Desmond é a biografia mais completa. Se as 749 páginas assustarem, o livro Darwin por Darwin: Um panorama de sua vida e obra através de seus escritos de Janet Browne é uma coletânea de citações do próprio cientista, tiradas de cartas para amigos e anotações pessoais.

Mais atrações do Sesc Interlagos

Além da área de exposições, o Sesc Interlagos possui uma área verde onde as crianças se divertem no Jacaré Gigante, um escorregador de 36 metros de comprimento. Além disso, o artista Hugo França transformou uma árvore de eucalipto que foi atingida por um raio em um novo brinquedo, inaugurado recentemente próximo ao mirante da Represa Billings. Ali há ainda uma parede de escalada de 12 metros, trilhas, viveiro de plantas e lago.

Continua após a publicidade
A imagem mostra um escorregador em formato de jacaré
Há 32 anos instalado na unidade de Interlagos, o jacaré Gigante já é um ícone do Sesc. (Sesc/Divulgação)
A imagem mostra crianças brincando em um árvore caída
O novo brinquedo da unidade é uma árvore tombada que foi transformada de forma lúdica pelo artista Hugo França. (Sesc/Divulgação)

Serviço

Onde? Sesc Interlagos – Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial, São Paulo/SP

Quanto? Entrada gratuita (obrigatório apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 com duas doses ou dose única).

Continua após a publicidade

Quando? O Sesc Interlagos funciona de quarta-feira a domingo e aos feriados, das 9h às 17h. Porém, a exposição só abre das 10h às 16h30.

Leia tudo sobre São Paulo

Busque hospedagens em São Paulo

Publicidade