O Sesc Ipiranga, em São Paulo, celebra o centenário do nascimento do compositor Paulo Vanzolini com uma exposição imersiva na vida do artista a partir do dia 28 de agosto. A mostra fica em cartaz até 16 de março de 2025 e tem entrada gratuita.
Além de músico, autor de cações antológicas como Ronda e Volta por Cima, o artista também era zoólogo de renome, traço que é explorado na exposição. Além de exibir o lado boêmio e artístico do compositor, a exposição revisita expedições científicas que ele empreendeu e suas contribuições para a ciência como herpetólogo – especialista no estudo de répteis e anfíbios. São cinco salas temáticas que exploram as várias facetas da trajetória de Vanzolini. A mostra foi idealizada com os filhos de Paulo e a curadoria é de Daniela Thomas.
Ver essa foto no Instagram
Paulo Vanzolini passou boa parte de sua vida a apenas 800 metros do Sesc Ipiranga, no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Ele trabalhou no espaço durante cinquenta anos, e o Museu emprestou para a exposição em sua homenagem 51 exemplares conservados de espécies que foram identificadas e catalogadas por ele.
Até por isso, se quiser estender a visita, vale conhecer o Museu de Zoologia – basta atravessar o Parque Independência e seguir na Avenida Nazaré até o número 481 (o Museu de Zoologia abre de quarta a domingo das 10h às 17h e a entrada custa R$ 10).
Serviço
O Sesc Ipiranga fica na Rua Bom Pastor, nº 822. A entrada é gratuita e livre de terça a sexta, das 9h às 21h30, aos sábados, das 10h às 20h e aos domingos e feriados das 10h às 18h30; saiba mais