A RedeTrilhas foi criada para promover atividades turísticas realizadas a partir de meios de transporte não motorizados. A iniciativa é de voluntários em parceria com o Ministério do Turismo, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 10.604 km de trilhas sinalizadas que já são produtos turísticos consolidados. Parte dessas trilhas, que são identificadas com o símbolo de pegadas amarelas e pretas, podem ser percorridas de bicicleta. Conheça algumas delas em cada região do país:
1. Trilha Volta das Transições, Minas Gerais
Em Minas Gerais, o destaque é a Trilha Volta das Transições. O nome foi escolhido devido à região onde o roteiro esta inserido, uma área com importantes transições de vegetação, relevo, história e cultura. O percurso abrange dez municípios, com possibilidade de paradas em igrejas históricas, fazendas de café e nas cachoeiras e mirantes de Conceição do Ibitipoca. A trilha é considerada de nível difícil, com uma distância de 390 km e duração de sete dias. O aeroporto mais próximo é o Regional da Zona da Mata, que fica a 182 km.
Saiba mais sobre Conceição do Ibitipoca
View this post on InstagramContinua após a publicidade
2. Trilha dos Santos Mártires das Missões, Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a Trilha dos Santos Mártires das Missões tem 180 km de percurso considerado moderado, que podem ser feito em três dias de bicicleta. A trilha interliga o Passo do Padre até o Santuário do Caaró, seguindo os passos das primeiras reduções jesuíticas em solo gaúcho. O percurso é percorrido majoritariamente em estradas rurais e conecta pequenas cidades, sítios arqueológicos e comunidades de imigrantes. O início da trilha fica na área rural de São Nicolau, a 562 km de Porto Alegre e a 135 km do aeroporto de Santo Ângelo.
Veja um guia completo de São Miguel das Missões
View this post on InstagramContinua após a publicidade
3. Trilha Amazônia Atlântica, Pará
Perfeita para apreciar o Bioma Amazônico, a Trilha Amazônia Atlântica abrange 17 municípios do estado do Pará, dentre eles a capital Belém. O percurso passa pela maior faixa contínua de manguezal do continente, por territórios quilombolas e inclui muitas oportunidades de banho em igarapés e rios. A trilha é considerada moderada, com um total de 460 km, e pode ser feita em sete dias. Ela se inicia na Catedral de Belém, no Bairro da Cidade Velha.
View this post on InstagramContinua após a publicidade
4. Trilha Caminho das Ararunas, Paraíba
A Trilha Caminho das Ararunas permite admirar a Caatinga, passando por cachoeiras e formações rochosas peculiares. Abrangendo os municípios de Araruna, Dona Inês, Riachão, Tacíma e Cuité, na Paraíba, o percurso é considerado de moderado a difícil. São 130 km que podem ser realizados em seis a oito dias. O aeroporto mais próximo é o de Campina Grande, a 100km.
View this post on Instagram
5. Trilha Caminho de Cora Coralina, Goiás
Em Goiás, a Trilha Caminho de Cora Coralina abrange oito municípios, de Corumbá de Goiás a Pirenópolis. Considerado de moderado a difícil, o percurso tem 300 km e pode ser feito em seis dias. Os ciclistas passam pelas cachoeiras de Salto Corumbá, a Serra dos Pirineus e construções históricas. Até Corumbá de Goiás, que é o ponto de partida da trilha, são 115km saindo de Brasília e 113km saindo de Goiânia.
Veja 10 bons motivos para visitar Goiás
View this post on Instagram