Continua após publicidade

Wadi Rum

Por Adrian Medeiros
Atualizado em 19 jun 2018, 17h12 - Publicado em 8 dez 2011, 13h33
Deserto de wadi rum Jordânia
4. Life on MarsUma sucessão de dunas, rochas e vastidões avermelhadas, uma coisa meio marciana. É o que o viajante encontra no Deserto de wadi rum. Paraíso dos alpinistas e adeptos do trekking, o deserto caiu também nas graças dos menos aventureiros e hoje é um dos mais famosos pontos turísticos da Jordânia. Dá pra circular neste cenário do além em carros 4x4 ou pernoitar em um acampamento pra fazer uma imersão completa na cultura da região, experiências sempre capitaneadas pelos beduínos que moram na aldeia local. É literalmente uma coisa de cinema. O deserto foi uma das locações do filme classicão Lawrence da Arábia (Matthew James Quinton/Flickr RF/Getty Images/)

Há muito que se ver neste deserto ao sul da Jordânia que foi uma das locações do clássico filme Lawrence da Arábia (1962), dirigido por David Lean. O passeio começa no Centro de Visitantes de Wadi Rum. A partir de lá, pode-se embarcar numa jornada num veículo 4×4 para apreciar a paisagem, que se compõe de rochas verticais que se erguem do chão, dunas, silêncio e uma verdadeira imensidão de areia. Muito hospitaleiros, são os próprios beduínos que tocam o turismo por ali e servem de guias para contar histórias, apontar os melhores lugares para tirar fotos e conduzir os turistas aos melhores lugares para apreciar o pôr-do-sol. Quem curte esportes de aventura, pode fazer montanhismo na Rock Bridge ou explorar desfiladeiros a pé. Há ainda a possibilidade de passar uma noite num acampamento típico e desfrutar de alguns momentos da cultura e da tradição do lugar através da comida, da dança, dos doces árabes e do famoso café com cardamomo. Passeios em camelo e incríveis voos em balão também são atrações do lugar. As ruínas do Templo Nabatean revelam como os antigos habitantes da região adoravam seus deuses.

COMO CHEGAR

Nem ouse chegar aqui sozinho. Apesar de ser possível, a recomendação é embarcar em um passeio organizado por boas operadoras, muitas das quais incluem safáris fotográficos e acampamentos beduínos.

Publicidade