O Litoral Oeste do Ceará é o Havaí do kitesurfe. De julho a dezembro, quando o vento sopra forte, o trecho que vai de Fortaleza até o Piauí é um dos melhores lugares do mundo para velejar. Mas esse período coincide com a época seca, ou seja, a melhor para quem não sabe manejar uma vela e quer pegar uma praia. Mas isso nem sempre é fácil quando se tem um ventilador turbo empurrando a areia na sua direção, não é mesmo? Por essas e outras, na minha modesta opinião, algumas praias da região não são muito interessantes para quem só pretende tomar sol e dar um mergulho no mar. Icaraí de Amontada, ou simplesmente Icaraizinho, é uma deliciosa exceção.
Sem comer areia
No município de Amontada, a 200 km de Fortaleza, esse vilarejo tem bons ventos e infraestrutura para o kitesurfe, claro. Mas sua geografia também a torna agradável para quem não veleja. Ao invés de ser um típico “praião” do Litoral Oeste cearense, Icaraizinho é uma pequena enseada parcialmente protegida por pequenos morros. Em certos pontos, dá para se proteger do vento e até armar um guarda-sol. Além disso, a praia é boa para nadar em qualquer maré, coisa rara na região.
Não é à toa, portanto, que nos últimos anos Icaraizinho cresceu, apareceu e se firmou como uma alternativa a Jericoacoara. Hotéis e pousadas bacanas, além de restaurantes, bares e lojinhas não param e pipocar. Com um centrinho charmoso, o vilarejo é uma delícia de lugar para passear no fim de tarde e curtir uma vidinha noturna light. E, ainda comparando com Jeri, é bem mais fácil de chegar: 2h40 de viagem em carro normal por estrada 100% asfaltada do aeroporto de Fortaleza.
Outro fator que fez com que me apaixonasse por Icaraizinho no último verão foi a variedade de passeios possíveis. Tem duna e lagoa como em muitos outros lugares do Ceará? Sim. Mas também tem rio, manguezal… No próximo post, eu conto o que fazer, onde comer e onde ficar em Icaraí de Amontada.
Busque hospedagem em Icaraizinho