Praia de Elafonisi, Creta: para a listinha das mais lindas da minha vida
Escolher o que ver em Creta em apenas quatro dias foi uma pequena tortura. Como já havia comentado em um post anterior, a ilha é um universo de povoados charmosos, cânions escavados em montanhas áridas, ruínas minoicas e, claro, praias.
Cruzei as preciosas informações que peguei com a fiel leitora catalã Carmen Lanceta e também com minha querida amiga grega Caterina e, tiro certo: Elafonisi. A uma hora de estrada entre a cidadezinha de Chaniá e a praia já teriam valido per se. Abrindo alas a duras penas em meio a cânions profundos e estreitos, a estradinha atravessa plantações de oliveiras, vinhedos e sítios apicultores. Ao longo de toda o trajeto os agricultores vendem mel, geleias e aguardente em barraquinhas improvisadas.
Em um dos extremos do sul de Creta. Elafonisi tem uma geografia curiosa. Copio a foto do satélite para vocês entenderem melhor. Um istmo se conecta à praia, cercado de águas rasas, cálidas e escandalosamente translúcida. Quem olha para a terra a partir deste pedacinho de terra vê as montanhas que avançam quase até a areia. Quem dá as costas para a montanha enche mais de uma mão contando os tons de azul que se criam na medida em que a profundidade da água aumenta beeeem lentamente.
Elafonisi não estava na lista das praias mais belas da Grécia, feita pelo brasileiro que mais conhece a Grécia, Décio de Brong Mattar, que postei no final de junho. Mas certamente estaria na minha.
Curtam as imagens e aguardem ansiosamente o próximo verão europeu…. Vale saber que em julho e agosto a lotação em Elafonisi beira o desagradável. Mais vale ir em junho ou setembro, os melhores meses para visitar a Grécia.
@drisetti