Imagem Blog Comer & Beber em São Paulo Um prato feito com as novidades e os clássicos da gastronomia paulistana. Para quem está de passagem ou moradores de uma vida. É só se servir! Por Arnaldo Lorençato, crítico de restaurantes da VEJA SÃO PAULO.

Lugares para saborear moquecas de dar água na boca

Confira as melhores versões dessa receita brasileiríssima servidas na capital paulista

Por Iracy Paulina / Edição: Arnaldo Lorençato
Atualizado em 15 mar 2024, 15h59 - Publicado em 14 mar 2024, 18h00
Moqueca caprichada do Vista (Rodolfo Regini/Divulgação)
Continua após publicidade

Ensopado geralmente feito de peixe e frutos do mar, a moqueca celebra a união perfeita de influências indígena, portuguesa e africana numa mesma panela (de barro, preferencialmente, para promover um cozimento uniforme e a harmonização dos sabores dos ingredientes). É uma das joias da culinária brasileira. 

Os povos originários tinham um prato típico chamado pokeka, em tupi, que consistia em um peixe enrolado em folhas e assado em uma estrutura denominada moquém. Os portugueses chegaram com sua tradição dos cozidos e aos poucos incluíram os peixes nesse preparo. Com os escravizados africanos, entraram na receita novos ingredientes, como o azeite de dendê e o leite de coco na Bahia – a versão capixaba não tem esses dois ingredientes e é colorida com urucum. 

Há ainda uma terceira variação que se destaca, embora seja mais comum na região Norte, que é a moqueca paraense. É feita com peixes amazonenses e ingredientes regionais, como tucupi, goma de mandioca e jambu. 

Mais recentemente, especialmente com a onda vegana, surgiram releituras do prato que substituem pescados por ingredientes vegetais, como caju, banana-da-terra, jaca e palmito. 

Em São Paulo, há boas opções para saborear esse rico prato nacional. Selecionamos nove lugares que servem algumas das moquecas mais saborosas: Altar Cozinha Ancestral, Amadeus, A Baianeira, Balaio IMS, Capim Santo, Celeiro Arimbá, Jiquitaia, Tordesilhas e Vista.  Confira mais detalhes a seguir. 

Altar Cozinha Ancestral

Rua Medeiros de Albuquerque, 270 – Vila Madalena – (11) 3034-4260 – Instagram: @altarcozinhaancestral

O restaurante de Carmem Virgínia, em sociedade com a cantora Luísa Sonza e a empresária Fátima Pissarra, serve três tipos de moqueca, que diferem basicamente nos ingredientes principais: na de peixe da tia Ciata só entra o pescado; a mista de mãe Cacau e mãe Biu da Xambá mistura peixe e camarão; e a de mãe Lô conta só com frutos do mar, quase como uma caldeirada. Todas fartas, satisfazem de duas a quatro pessoas. 

Continua após a publicidade
Altar Cozinha Ancestral, São Paulo, Brasil
Moqueca de mãe Lô, com frutos do mar (Rogério Gomes/Divulgação)

Amadeus

Rua Haddock Lobo, 807 (Crillon Plaza Residence) – Cerqueira César – (11) 3061-2859 / (11) 3088-1792 – Instagram: @restauranteamadeus

No melhor restaurante de peixes e frutos do mar da cidade é possível escolher entre quatro tipos de moqueca. A que leva o nome da casa é composta por peixe, camarão e banana. Depois tem a de peixe com banana e a de camarão e banana. Todas temperadas com um leve toque de dendê e pimenta de cheiro e acompanhadas de farofinha de cebola. A quarta opção é a vegetariana, feita de palmito pupunha, legumes e banana, com leite de coco e pouco dendê. 

Amadeus, São Paulo, Brasil
Peixe, camarão e banana na moqueca do Amadeus (Ricardo D'Angelo/Divulgação)

A Baianeira

Avenida Paulista, 1578 (Masp),  (11) 3266-6864 – Instagram: @abaianeira

Continua após a publicidade

Depois de ser revelada com a primeira versão do A Baianeira na Barra Funda, casa que existe até hoje, a chef Manuelle Ferraz se consagrou como uma das melhores cozinha brasileiras de São Paulo, no charmoso subsolo do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Em versão individual, é expedida a moqueca vegetariana de banana-da-terra com ora-pro-nóbis na companhia de arroz perfumado com alho e creme de mandioca. 

A Baianeira, São Paulo, Brasil
A Baianeira serve versão vegetariana e individual de moqueca (//Divulgação)

Balaio IMS

Avenida Paulista, 2424 (Instituto Moreira Salles) – Bela Vista – (11) 2842-9123 – Instagram: @balaioims

No posto avançado do Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira, na Avenida Paulista, a moqueca é um dos pratos clássicos do cardápio. Mas numa apresentação bem particular: saem os peixes e frutos do mar e entram caju, palmito e banana-da-terra. De guarnição, arroz vermelho e farofa de coco. Disponível em dois tamanhos: o individual e outro para compartilhar. 

Balaio IMS, São Paulo, Brasil
Balaio IMS: caju, palmito e banana-da-terra substituem o peixe (Ricardo D'Angelo/Divulgação)
Continua após a publicidade

Capim Santo

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – (11) 3032-2277 – Instagram: @restaurantecapimsanto 

Instalado no solar Fábio Prado, o restaurante da chef Morena Leite também não deixa de fora de seu menu a moqueca. A cozinheira apresenta duas versões do prato, com seu toque pessoal. A moqueca de frutos do mar é servida com farofa de beiju. Preparada com palmito, a opção vegana é escoltada por arroz de coco e farofa de dendê. 

Capim Santo, São Paulo, Brasil
No Capim Santo, a moqueca é acompanhada de pirão e farofa de beiju (Mario Rodrigues/Divulgação)

Celeiro Arimbá 

Rua Caio Graco, 226a – Vila Romana – (11) 93454-9337 – Instagram: @espacoarimba

Em um agradável galpão da Vila Romana, a chef capixaba Angelita Gonzaga prepara a moqueca tradicional de sua terra. Nada de dendê ou leite de coco. Usa robalo ou badejo trazidos do Espírito Santo e temperos leves para não camuflar o sabor do pescado fresco. Em geral, entram urucum, azeite de oliva, cebolas, alho, tomates e coentro. O preparo serve até três pessoas e vem acompanhado com arroz e pirão. Há ainda a opção da moqueca de vegetais, com palmito pupunha, banana-da-terra e maxixe, servida com arroz branco. 

Continua após a publicidade
Celeiro Arimbá, São Paulo, Brasil
Para moqueca capixaba, vá ao Celeiro Arimbá (//Divulgação)

Jiquitaia

Rua Coronel Oscar Porto, 808 – Paraíso – (11) 3051-5638 – Instagram: @jiquitaia

No Jiquitaia, um dos melhores restaurantes de culinária brasileira da cidade, a moqueca é um dos pratos mais pedidos do menu. Ali, ela é feita à moda baiana, com peixe, camarão, tomate, leite de coco e dendê. Ah, e uma quantidade generosa de coentro para finalizar. Aos haters do tempero, uma concessão: pode pedir sem. 

Jiquitaia, São Paulo, Brasil
Moqueca baiana sem coentro? Tem no Jiquitaia (//Divulgação)

Tordesilhas

Alameda Tietê, 489 – Jardim Paulista – (11) 3107-7444 – Instagram: @tordesilhas

Continua após a publicidade

Na cozinha notável de Mara Salles, os clássicos, como a moqueca, são executados com habilidade. Ela segue a tradição capixaba. A versão de peixe (pescada amarela) é temperada com urucum, cebola, tomate e azeite de oliva. Numa segunda opção, o pescado ganha a parceria do camarão. E há também a vegetariana com banana-da-terra. Todas elas chegam à mesa com arroz e farofa de dendê.  

Restaurante Tordesilhas, São Paulo, Brasil
Moqueca de banana-da-terra do Tordesilhas (Iara Venanzi/Divulgação)

Vista

Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, 8º andar (MAC-USP) – Ibirapuera – (11) 2658-3188 – Instagram: @vistaibirapuera; Rua Haddock Lobo, 1626 (Shops Jardins) – Jardim Paulista – (11) 5196-4022 – Instagram: @vistajardins

A moqueca está presente no cardápio dos dois endereços do Vista. Na unidade do Ibirapuera, o prato tem camarões e peixe fresco do dia, cozidos em caldo de peixe com leite de coco, dendê, pimentões pelados, tomate, cebola e coentro fresco. Acompanha arroz e farofa. Na filial dos Jardins, inclui também pirão entre os acompanhamentos. Neste endereço há ainda a alternativa vegana, com banana-da-terra, pupunha e castanha-de-caju cozidos em caldo de legumes com leite de coco, mais pimentão, tomates, cebola e coentro. 

Vista 1, São Paulo, Brasil
Na unidade do Jardins, os acompanhamentos são arroz e farofa (Rodolfo Regini/Divulgação)

Leia tudo sobre São Paulo

Busque hospedagem em São Paulo

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade