Imagem Blog Comer & Beber em São Paulo Um prato feito com as novidades e os clássicos da gastronomia paulistana. Para quem está de passagem ou moradores de uma vida. É só se servir! Por Arnaldo Lorençato, crítico de restaurantes da VEJA SÃO PAULO.
Continua após publicidade

Os melhores pães de queijo de São Paulo

Com algumas variações e muito sabor, conheça os estabelecimentos paulistanos que melhor preparam esse quitute 

Por Iracy Paulina / Edição: Arnaldo Lorençato
Atualizado em 10 jun 2024, 17h36 - Publicado em 10 jun 2024, 15h00

Polvilho (doce ou azedo), gordura (em geral, óleo, mas há quem prefira banha de porco), ovos, leite e queijo. Com a junção desses ingredientes faz-se um dos petiscos mais aclamados – e consumidos – do país: o pão de queijo! 

Essa deliciosa receita teria nascido em Minas Gerais, no século 18, devido à abundância nas fazendas mineiras de dois dos principais ingredientes, o polvilho e o queijo. De preparo fácil e rápido, era um quitute que costumava ser oferecido às visitas, quentinho. 

Levou um tempo para que esse pãozinho ganhasse o país – sua popularização se deu a partir dos anos 1950. Mais recentemente, surgiram variações que o deixaram, digamos assim, com um ar mais gourmet, dependendo do tipo de queijo adicionado e também da forma de apresentá-lo, com recheios variados. 

Se deu água na boca, vamos ao que interessa: uma seleção de estabelecimentos em São Paulo onde é possível saborear pães de queijo feitos no capricho e alguns toques especiais. Estão nesta lista: A Baianeira, Café Zinn, Conceição Discos & Comes, Empírico Café, Fazemos Pão Padaria Artesanal, Formaggio Mineiro, Pão de Queijo da Dona Zelda, Pão de Queijo Haddock Lobo, Rubaiyat e Taboa. E ainda há um bônus para os veganos: Purana.co.

Vale conferir as delícias que saem do forno nesses estabelecimentos. Aos pães de queijo!

A Baianeira

Avenida Paulista, 1578, 2º subsolo (Masp) – Cerqueira César – (11) 3266-6864; Rua Dona Elisa, 117 – Barra Funda – (11) 2538-0844 – @abaianeira 

Continua após a publicidade

Queijo de Almenara, cidade mineira do Vale do Jequitinhonha, onde nasceu a chef Manuelle Ferraz, dona do restaurante, é a alma do quitute de casquinha firme e miolo macio. Na unidade da Barra Funda, além do pão de queijo tradicional é possível consumi-lo com diversos recheios: requeijão de corte, requeijão cremoso, vinagrete de abobrinha e queijo de cabra e carne de panela. No restaurante do Masp (premiado como melhor brasileiro pelo guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2021), ele comparece em duplinha: um recheado com vinagrete de abobrinha e queijo de cabra e outro com carne de panela e ovo caipira. 

A Baineira: belo recheio com carne de panela
A Baineira: belo recheio com carne de panela (Ligia Skowronski/Veja SP)

Café Zinn

Rua Haddock Lobo, 1574 – Jardim Paulista – (11) 93249-1268 – @ocafezinn

Bem acomodado em uma das mesas do salão interno ou no agradável jardim de teto retrátil nos fundos, o cliente pode escolher entre duas receitas de pão de queijo: o xodózinn feito com queijo Canastra ou o maciozinn de tapioca, parmesão e linhaça. Ambos podem ser recheados com opções como a que combina rosbife, rúcula selvagem, maionese verde da casa e requeijão de tacho.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por café zinn ☕️ pode me chamar de cafezinn (@ocafezinn)

Conceição Discos & Comes

Rua Imaculada Conceição, 151 – Santa Cecília – (11) 3477-4642 – @conceicaodiscos

Continua após a publicidade

No ambiente colorido, a chef e dona do estabelecimento Talitha Barros recebe os fãs sempre junto do fogão, colocado atrás do balcão. Sua versão de pão de queijo tem miolo denso e casquinha dourada. É possível incrementá-lo com recheio de pernil e, quem preferir, pode pedir para acrescentar um ovo. 

Conceição Discos: vem com pernil e ovo de gema mole
Conceição Discos: vem com pernil e ovo de gema mole (Fernando Moraes/Veja SP)

Empírico Café

Rua Piauí, 103 – Higienópolis – (11) 97210-1372  – @empiricocafesp

Instalada em um casarão centenário, a cafeteria conquista fregueses não apenas com o aroma de cafés especiais, com grãos torrados na casa, mas também com seu pão de queijo. Bem “queijudo”, o salgadinho é preparado com receita própria, que inclui queijo meia cura da Fazenda Atalaia, creme de leite fresco e quantidade generosa de polvilho azedo. 

Empírico Café: bem “queijudo” e leva queijo meia cura da Fazenda Atalaia
Empírico Café: bem “queijudo” e leva queijo meia cura da Fazenda Atalaia (Ligia Skowronski/Veja SP)

Fazemos Pão Padaria Artesanal

Rua Simão Álvares, 121 – Pinheiros – (11) 94159-0349 – @fazemos.pao

Ovos caipiras orgânicos, leite de vacas que se alimentam no pasto e bastaaante queijo da Serra da Canastra estão entre os ingredientes que fazem o sucesso do pão de queijo da padaria. Sob a casquinha crocante, descobre-se o interior aromático e saboroso.  

Continua após a publicidade
Fazemos Pão: elaborado com muito queijo da Serra da Canastra
Fazemos Pão: elaborado com muito queijo da Serra da Canastra (//Divulgação)

Formaggio Mineiro

Rua Otávio Tarquínio de Souza, 283 – Campo Belo – (11) 96620-3139 – E mais nove endereços – @formaggiomineiro

Quem chega para experimentar o quitute é recepcionado com cafezinho na xícara de ágata e provinhas de produtos à venda na loja, como doce de leite e goiabada. Mas as estrelas são mesmo os pãezinhos com muito queijo – pedaços de queijo meia cura e de parmesão representam 40% da massa. Eles podem ser adquiridos em pacotes congelados ou assados na hora para consumo no local. Tem ainda as versões multigrãos, gorgonzola, goiabada, chipa três queijos e até um pão de queijo de chocolate belga, com quatro tipos de chocolates na massa.

Formaggio Mineiro: pedaços de queijo meia cura e de parmesão compõem 40% da massa
Formaggio Mineiro: pedaços de queijo meia cura e de parmesão compõem 40% da massa (Filipe Pereira/Veja SP)

Pão de Queijo Dona Zelda

Avenida Ipiranga, 200, loja 76 (Copan) – (31) 99781-8118 – @dona.zelda 

Dona da marca, a advogada Athená Rodrigues prepara o famoso salgado seguindo uma receita tradicional da avó, Zilda (chamada de Zelda pelo marido).  O segredo da casquinha crocante e do interior denso e macio é misturar queijos da Serra da Canastra com diferentes tempos de maturação (quinze dias, três meses e um ano). Além do tradicional, há versões recheadas, como a que leva queijo Canastra derretido (a mais vendida) ou a de queijo e molho de jabuticaba defumado. 

Dona Zelda: a receita leva queijos Canastra com diferentes tempos de maturação
Dona Zelda: a receita leva queijos Canastra com diferentes tempos de maturação (Gabriela Del'Moro/Veja SP)

Pão de Queijo Haddock Lobo

Rua Haddock Lobo, 1408 – Cerqueira César – (11) 3088-3087 – @paodequeijohaddocklobo

Continua após a publicidade

Dedicada ao quitute há mais de cinquenta anos, a marca prepara os levíssimos pãezinhos artesanalmente, incorporando ingredientes como polvilhos doce e azedo e queijo meia-cura. São boleados para “estourarem” ao assar, o que os faz assumir formatos irregulares (não o tradicional redondinho). Há duas unidades nos shoppings Pátio Higienópolis e Iguatemi.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pão de Queijo Haddock Lobo (@paodequeijohaddocklobo)

Rubaiyat

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2954 – Itaim Bibi – (11) 3165-8888 – @rubaiyatbrasil

Grande recordista de premiações na história do guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, a churrascaria é o lugar ideal para saborear carne na cidade e também pão de queijo. O salgadinho chega à mesa entre os itens do couvert e em duas versões. Uma é massudinha e macia e a outra, daquelas de vento, de interior areado.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por A Figueira Rubaiyat (@afigueirarubaiyat)

Taboa

Rua Medeiros de Albuquerque, 313 – Vila Madalena – (11) 97450-8187 – @taboaoficial

O pão de queijo feito no restaurante segue uma receita da família da chef Carla Costa, uma das sócias. O ingrediente principal é o queijo da Serra da Canastra que vem direto de São Roque de Minas (MG), assim como o polvilho. Uma das criações da casa, que tem boa saída como entrada, é o pão de queijo com costelinha. 

Taboa: uma das criações da casa é o pão de queijo com costelinha
Taboa: uma das criações da casa é o pão de queijo com costelinha (Ricardo D'Angelo/Veja SP)

Bônus 

Purana.co

Rua Cônego Eugênio Leite, 840 – Pinheiros – (11) 95225-8606 – @purana.co

Um dos restaurantes plant based da cidade (premiado como melhor vegano na categoria comidinha de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER em 2019), o Purana.co também tem sua versão de pão de queijo. Batizados de pãezinhos do amor, são feitos com mandioquinha, polvilhos doce e azedo, flocos de amaranto, azeite, levedura nutricional, cúrcuma e sal do Himalaia. Quem desejar incrementar o sabor, pode pedir para vir junto requeijão de castanha de caju. 

Purana: requeijão de castanha de caju para incrementar o sabor
Purana: requeijão de castanha de caju para incrementar o sabor (Romero Cruz/Veja SP)

Leia tudo sobre São Paulo

Busque hospedagem em São Paulo

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade