Imagem Blog Comer & Beber em São Paulo Um prato feito com as novidades e os clássicos da gastronomia paulistana. Para quem está de passagem ou moradores de uma vida. É só se servir! Por Arnaldo Lorençato, crítico de restaurantes da VEJA SÃO PAULO.

Sambousek: onde provar o delicioso pastelzinho libanês em São Paulo

Quem conhece vira fã desse petisco com massa recheada, que pode ser assado ou frito

Por Iracy Paulina / Edição: Arnaldo Lorençato
23 abr 2024, 15h00
Sambousek do Shahiya
O sambousek do Shahiya tem três opções de recheio: carne moída ao aroma de pimenta síria, muçarela ou escarola (Maria Fernanda Vera Cintra/Divulgação)
Continua após publicidade

Nascido, provavelmente, na região ocupada pelo Irã e pelo Iraque, o sambousek é um petisco muito popular em diversos países do Oriente Médio. Dali, teria migrado para a Índia, onde a versão local levou o nome de samosa, e acabou por ganhar uma versão libanesa, que pode ser encontrada em diversas casas paulistanas. Em geral, é frito, mas há também versões ao forno.

Há quem diga que o sambusek seria o pai do pastel que se consome hoje no Brasil. A origem chinesa ou japonesa, que repousaria nos guiozas, como se acredita, não seria a correta.

Em São Paulo, é possível provar e virar fã desses pasteizinhos libaneses em alguns dos melhores restaurantes árabes da cidade. A começar pelo campeão da categoria, de acordo com o guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2023, o Chef Benon. O belisco também pode ser encontrado no Arabia, no Saj e no Shahiya

A seguir, saiba mais sobre as versões desse delicioso pastelzinho servidas em cada uma dessas casas. 

Arabia

Rua Haddock Lobo, 1397 – Jardim Paulista – (11) 3061-3234 – @restaurantearabia

Um dos melhores representantes da culinária libanesa na cidade, o Arabia recebe a clientela em um salão elegante e com um menu de qualidade. Servido em porção com oito unidades, seu sambousek é assado e feito de massa de semolina salpicada de gergelim, com recheio de queijo feta. 

Continua após a publicidade
Sambousek do Arabia
(//Divulgação)

Chef Benon

Rua Nilza Medeiros Martins, 21 – Vila Sônia – (11) 3739-3661 / (11) 3739-4420 – @chefbenon.sp

No restaurante árabe número 1 da cidade (pelo guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2023), comandado pelo chef Benon Chamilian e seu filho Antoni, os minipastéis sambousek são fritos e douradinhos. Chegam à mesa em porção com seis unidades (três com recheio de carne e três de muçarela), com um molho de tomate levemente apimentado.

Sambousek do Chef Benon
(Antoni Chamilian/Divulgação)
Continua após a publicidade

Saj

Rua Girassol, 523 – Vila Madalena – (11) 3032-5939 – E mais dois endereços – @sajrestaurante

No cardápio recheado de receitas tradicionais , o sambousek não podia faltar. Está presente em duas opções de sabores: carne com azeitona preta ou queijo muçarela com cebolinha. São fritos e servidos em porção com quatro unidades. 

Sambousek do Saj
(Leo Feltran/Veja SP)

Shahiya

Rua Inhambu, 790 – Moema – (11) 2537-3337 / (11) 93211-3636 – @shahiyaoficial

Continua após a publicidade

O estabelecimento do chef libanês Georges Barakat é um misto de restaurante e rotisseria. Sua proposta de sambousek traz três opções de recheio (carne moída ao aroma de pimenta síria, muçarela ou escarola) envolto em massa que lembra a folhada. São fritos e servidos em porção com dez unidades. Chegam com a companhia de molho de gergelim com pimenta.

Sambousek do Shahiya
(Maria Fernanda Vera Cintra/Divulgação)

Leia tudo sobre São Paulo

Busque hospedagem em São Paulo

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade