Os bondinhos amarelos são a marca registrada de Lisboa. E vencer o sobe e desce de ladeiras da cidade a bordo destes tradicionais meios de transporte que alegram as ruas da capital desde o final do século 19 é uma deliciosa volta no tempo. O programa fica ainda mais completo quando o percurso passa pelas regiões mais interessantes da cidade – até bem pouco tempo, esse era o grande trunfo da linha 28, que vai do Campo de Ourique ao Martim Moniz passando pelo Chiado, pela Baixa e subindo até Alfama e a Lapa.
Agora o icônico eléctrico 28 ganhou um concorrente de peso: o 24. Depois de 23 anos desativada, a linha foi reinaugurada nas últimas semanas e trouxe de volta parte do percurso que fazia nos idos de 1905, ano da sua estreia. Ao longo de 20 minutos, vai-se de Campolide até o Largo de Camões, passando, pelo caminho, por highlights como as Amoreiras, o badalado bairro do Príncipe Real e o lindo Miradouro de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, que escancara uma das mais lindas vistas do castelo. A ideia é que a linha estique até o Cais do Sodré em breve.
Considerando que se trata praticamente de um “city tour”, o preço é uma pechincha: € 2,90 (é possível pagar diretamente ao motorista). Só é preciso paciência pois os turistas são mais fãs dos eléctricos que os próprios lisboetas – e é comum enfrentar filas, especialmente nas regiões mais centrais.