Na altura de seus 20 anos, a menina Joana não sabia se casava ou se comprava uma bicicleta. Com suas aspirações e aptidões à arquitetura e à medicina, foi parar… no marketing. E do marketing ao design, afinal, adorava bordar os trabalhos da faculdade. Essa é a história de uma portuguesa cheia de ideias na cabeça e pouco o que calçar nos pés. Bem-vindos ao mundo de Joana Lemos.
Joana nunca gostou de fast fashion – “tudo igual, barato, sem qualidade.” Quando queria se vestir de um jeito mais descolado, assaltava o guarda-roupa da mãe em busca de seus sapatos mais tradicionais. No mestrado em design que cursou em Barcelona, teve uma ideia genial: reinventar os calçados clássicos, com um twist moderno. O projeto fez sucesso. Nascia assim a Freakloset.
Inaugurada oficialmente no ano passado, nos arredores da Avenida da Liberdade, em Lisboa, a marca é um sopro de contemporaneidade no mercado fashion português. Mal abriu as portas e já fez a sua estreia em grande estilo, calçando todos os modelos da Sibling na London Fashion Week.
Seu maior segredo? A customização. Na Freakloset é o consumidor quem cria seu próprio sapato, combinando diferentes cores do couro à sola, ao cadarço ou ao calcanhar em modelos atemporais como o Oxford ou a Chelsea boot. É possível testar as diferentes combinações através de um aplicativo no site que é pura diversão.
O resultado pode ficar ultra master moderno ou até caretinha. Depois de escolhidos, os modelos são trabalhados artesanalmente e demoram de uma a 3 semanas para serem finalizados. Custam desde € 240. As encomendas podem ser feitas online, mas quem não puder esperar pode fazer a festa no showroom da marca.
Em tempo: Joana tem agora 26 anos, três lojas (além da de Lisboa, uma no Porto e outra em Amsterdã) e os pés felizes e coloridos.