Portugal se rendeu de vez à sustentabilidade – e, especialmente no eixo Porto-Lisboa, há marcas e lojas incríveis que fazem toda a diferença. Seja vendendo artigos isentos de plástico, cosméticos naturais e orgânicos, produtos de materiais reciclados (e recicláveis),estes endereços são ótimas pedidas para compras conscientes:
AVEIRO
Alma de Alecrim
Escova de dentes de bambu, filtro de carvão, xampu sólido, bolsas de algodão… Tudo é lindo, tudo tem design e é tudo amigo do ambiente nesta loja fofa no centro de Aveiro, cidadezinha perto do Porto toda cortada por canais.
LISBOA E PORTO
A Vida Portuguesa
Mais do que lojas, verdadeiras atrações turísticas! A ideia nasceu de um levantamento inédito que recuperou marcas antigas e pequenos produtores do imaginário português, muitas delas já de portas fechadas. O resultado é um espetacular inventário dos produtos mais tradicionais do país – e uma viagem no tempo!
Organii
Com sete endereços nas duas maiores cidades portuguesas, está focada em dois segmentos: os cosméticos e o mercado infantil, tudo bio. No primeiro, não apenas faz a curadoria de diferentes marcas como também produz a própria. No segundo, reúne de fraldas descartáveis a roupinhas de algodão orgânico. Algumas unidades têm day spas que oferecem tratamentos faciais e massagens terapêuticas – com seus ingredientes naturais e orgânicos, claro.
LISBOA
Boutik
Mix de loja e café (sim, tem suco detox!), tem vibe surfista e é ponto de encontro de gente descolada nas vizinhanças do Príncipe Real. Destaque para as capas de chuva ultra divertidas da Insane in the Rain, feitas com a reciclagem de garrafas PET (20 garrafas para cada unidade!).
Couve
Esqueça o couro. Nesta loja de sapatos inaugurada no ano passado, todos os pares são veganos. A curadoria reuniu exemplares de marcas bacanas como a portuguesa Good Guys Don’t Wear Leather e a alemã Dr. Martens, entre outras. Há também meias e acessórios – nada de origem animal.
Fair Bazaar
Para fazer parte do acervo desta concept store incrível localizada dentro da Embaixada do Príncipe Real, é preciso passar pelo crivo da curadoria, que estabeleceu oito requisitos principais: ser artesanal, eco-friendly, praticar comércio justo, ser orgânico, reciclado, vegan, produzido em pequena escala e ufa, adepto da política do zero waste. Precisa mais? É só se jogar – há peças de roupa, decoração, cosméticos..
Loja do Oceanário
Um dos maiores e mais incríveis aquários do mundo, programa imperdível para quem está em Lisboa com a família, hasteou a bandeira da preservação dos oceanos e inaugurou um novo espaço no ano passado com loja, café e restaurante. A ideia é que 95% dos produtos vendidos seja sustentável até o ano que vem.
Pikikos
No salão, a água dos lavatórios é reutilizada e cada criança que vai cortar o cabelo planta uma semente. Na loja, as roupas, acessórios e cosméticos são obrigatoriamente eco-friendly. No café, reinam as opções saudáveis. É neste clima, tudo junto e misturado, que este espaço três em um defende suas causas com peças lindas e cheias de propósito no simpático bairro do Campo de Ourique.
PORTO
Coração Alecrim
Esta marca de roupas é uma declaração de amor “às coisas belas, às pessoas e ao planeta”. As peças são concebidas de maneira artesanal e ética e vendidas em um ambiente super cool, a começar pela porta, ultra instagramável!
Terraço da Cotovia
Nas prateleiras, cosméticos portugueses e estrangeiros que obedecem a um único conceito: serem biológicos. Tem de maquiagem a produtos para o cabelo, de sabonetes a loções para o corpo. E ainda acessórios como esponjas eco-friendly, escovas de dentes de bambu e difusores de ambientes. Até os PETs têm vez por aqui.