Conheça um restaurante maravilhoso em Havana que já foi cenário de filme
Se você assistiu, e gostou, de Fresa y chocolate – a premiada produção cubano-mexicano-espanhola dos anos 1990 – sugiro fortemente visitar o paladar La Guarida em Havana.
Não é só um lugar para comer, é a locação onde se passa a maior parte do drama que conta a história do estudante comunista David e o artista Diego, um gay farto do regime de Fidel, resultando numa improvável relação de amizade.
Sim, é pra turista, como quase tudo em Cuba, mas é um dos lugares mais legais de Havana e uma ótima opção pra dar um pause nos guantanameras e moros y cristianos (o insosso arroz com feijão onipresente na limitada gastronomia cubana). O restaurante é um caso bem sucedido na junção de life style, história, arquitetura clássica, objetos de antiquário e arte contemporânea, tudo junto e misturado.
Logo na chegada, não dá pra confundir, o pôster do filme faz as honras da casa na entrada do prédio ao melhor estilo Havana: velhão, ainda residencial, com roupas nos varais e gente subindo e descendo pelas escadas encardidas.
O restaurante fica no último andar. Na entrada uma hostess, daquelas chiquetósas, recebe os convivas que antes de entrar obrigatoriamente passam pelo bar de onde saem drinques muito bem feitos – destaque pra piña colada!
O ambiente é refinado, iluminado com lustres antigos de cristal e luz de velas. A comida é bem boa, só um pouco cara para os padrões cubanos. Porém, sentar naquela mesa e vislumbrar as cenas onde Diego e David desenrolam uma história pincelada de medos, preconceitos e descobertas, não tem preço. Admito que rolou um nó na garganta, até corações peludos como o meu tem seus momentos.
Fotos: Ana Claudia Crispim
Siga-me no Instagram e Facebook