5 maneiras de viajar e fazer trabalho voluntário
Dia 5 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntariado! Confesso que já fui voluntária em organizações brasileiras mas ainda não tive a oportunidade de viajar e fazer esse tipo de trabalho. Se você, assim como eu, também morre de vontade, se liga em algumas maneiras de realizar esse desejo:
1. AIESEC
A AIESEC é uma organização sem fins lucrativos que promove viagens de intercâmbio voluntário para estudantes na graduação (entre 18 e 30 anos) ou recém-graduados. Quase todos os custos da viagem são por conta do voluntário. A AIESEC cuida de encontrar um destino, um trabalho e moradia.
+ Intercâmbio voluntário pela AIESEC: responda suas principais dúvidas
2. WWOOF
Essa rede de organizações promove um esquema de trabalho voluntário em fazendas orgânicas e ecológicas em troca de comida e moradia. O tempo de duração pode ser de alguns dias até várias semanas. Quem disse que colher tomates orgânicos na Itália não é ajudar ao próximo?
3. Worldpackers
Apesar de a maioria das ofertas do Woldpackers de algumas horas de trabalho em troca de comida e moradia serem para trampos em hostels, se você procurar direitinho encontra por lá oportunidades lindas de trabalho voluntário em fundações, escolinhas e fazendas. E em lugares interessantes como Tailândia, Vietnã, Colômbia e outros.
4. ONU
O programa de voluntariado das Nações Unidas recruta todos os anos milhares de pessoas maiores de 25 anos do mundo todo com uma missão em comum: promover a paz. Os voluntários podem participar de trabalhos sociais tanto no seu país de origem, quanto fora. O programa pode durar de 6 meses a 1 ano.
Agências de intercâmbio
Quem prefere já ter tudo acertadinho, desde o começo da viagem, pode combinar o voluntariado com uma agência de intercâmbio. A vantagem é que os interessados têm mais facilidades na hora de escolherem um destino e um trabalho específico.
Algumas agências que têm programas de intercâmbio voluntário: CI, Experimento Intercâmbio Cultural e STB.