Para onde viajar nos feriados de novembro

Uma seleção de 10 lugares em boa época e na medida para conhecer em uma escapada de quatro dias

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 28 out 2023, 10h32 - Publicado em 21 set 2023, 10h22
Piscinas naturais na praia do Seixas, João Pessoa, Paraíba, Brasil
Piscinas naturais na praia do Seixas, em João Pessoa (Anderson Alcantara/Getty Images)
Continua após publicidade

Os próximos meses vêm recheados de feriados caindo no meio da semana — uma perspectiva tentadora para quem tem folgas para tirar ou consegue negociar com o chefe. Tanto o Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) quanto Finados (2 de novembro) cairão em quintas-feiras. Já a Proclamação da República (15 de novembro) será em uma quarta-feira. Em alguns estados brasileiros, ainda há o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) na segunda-feira. Veja, a seguir, opções de destinos nacionais em boa época e na medida para uma escapada de quatro a cinco dias (clique nos links para ver dicas completas de cada lugar):

1. Jericoacoara, Ceará

Desde julho e até janeiro, Jericoacoara está vivendo a sua alta temporada, época com menos chances de chuvas e bons ventos para a prática do windsurfe e kitesurfe. Um feriado prolongado é suficiente para fazer os passeios para os lado Leste e Oeste e ainda ter um tempo de sobra para curtir a praia e o vilarejo de Jeri. Confira sugestões de hotéis, separados por regiões, e entenda como funcionam os passeios.

Pedra Furada, Jericoacoara, Ceará, Brasil
A Pedra Furada é o cartão-postal de Jericoacoara (Aziz Ary Neto/Getty Images)

2. João Pessoa, Paraíba

Com a chegada da primavera, o tempo é mais firme e as piscinas naturais ganham tons mais esverdeados e azul-turquesa em João Pessoa, que também está cheia de novidades na orla. Uma delas é o hotel BA’RA, que foi inaugurado em 2022. Veja um guia completo das praias e passeios em Jampa.

3. Mendoza, Argentina

Com quatro a cinco dias inteiros à disposição, já dá para pensar em conhecer um destino internacional como Mendoza, cuja área vitivinícola está dividida em três zonas principais: Luján de Cuyo (20km de Mendoza), Maipú (47km) e Valle de Uco (70km ao sul). A dica é se hospedar em Mendoza e fazer esticadas diárias até as bodegas. Agora na primavera, tudo ganha cor e as temperaturas são amenas. Veja um guia das vinícolas imperdíveis, dos melhores restaurantes e dos hotéis em meio aos vinhedos.

4. Porto de Galinhas, Pernambuco

O clima é quente o ano inteiro em Pernambuco, mas é de setembro a fevereiro que o destino vive a sua estação mais seca. Porto de Galinhas é cenário de passeios de jangada para ver piscinas naturais, de bugue pelas praias e de catamarã por mais praias e manguezais. A faixa de areia guarda boas opções de resortões. Veja um guia completo de Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil
A visita às famosas piscinas naturais de Porto de Galinhas acontece na maré baixa (Cleferson Comarela/Wikimedia Commons)
Continua após a publicidade

5. Praia da Pipa, Rio Grande do Norte

Com o fim da época de chuvas, o trecho mais charmoso do litoral potiguar atrai visitantes em busca de agito e belas praias. Do alto da formação rochosa à beira-mar, chamada Chapadão, a vista encontra um mar em diferentes tons de azul, e a orla desenha as curvas de um coração – daí o nome da principal enseada de Pipa, a Praia do Amor. No fim da tarde, o encontro é na Avenida Baía dos Golfinhos, que enfileira lojas, restaurantes e bares. Confira um guia completo do destino.

6. Praia do Forte, Bahia

Ao norte de Salvador, a Praia do Forte preserva o charme de vilarejo de pescadores ao mesmo tempo em que guarda atrações de peso como o Projeto Tamar e ótimos resorts. Veja quais são as principais atrações e restaurantes da Praia do Forte e depois confira um raio-X do Tivoli Ecoresort, um dos principais hotéis da região.

Praia do Forte, Bahia, Brasil
O charme da igrejinha da Praia do Forte, na Bahia (Pictures-and-Pixels/Getty Images)

7. Presidente Figueiredo, Amazonas

Vale ficar pelo menos três dias inteiros em Presidente Figueiredo, município 107km ao norte de Manaus que possui mais de 140 cachoeiras catalogadas e abertas à visitação. Outubro e novembro correspondem com a estação seca, que impossibilita alguns passeios, mas permite conhecer outros, como o Complexo do Mutum. Veja como planejar sua viagem para Presidente Figueiredo.

8. Recife, Pernambuco

A capital pernambucana já deixou a sua estação chuvosa para trás. Em quatro ou cinco dias, é possível conhecer as principais atrações históricas e culturais de Recife e ainda esticar a viagem para Olinda.

Continua após a publicidade

9. Salvador, Bahia

Entre outubro e novembro, Salvador tem dias quentes e com menos incidência de chuva. Ou seja, tempo ótimo tanto para quem pegar praia quanto para quem planejar percorrer a pé as atrações históricas e culturais do centro. Veja um guia completo da capital baiana e uma seleção de casas e apartamentos para alugar na cidade com vista para o mar.

Pelourinho, Salvador, Bahia, Brasil
O Pelourinho, em Salvador (Gonzalo Azumendi/Getty Images)

10. Serras do Sudeste, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Como as praias devem atrair muitos viajantes nos feriadões de outubro e novembro, vale considerar os destinos da Serra da Mantiqueira e da Serra Fluminense se você prefere escapar do agito.

Algumas opções de destinos em São Paulo são Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier.

No Sul de Minas Gerais, vale considerar Monte Verde e Gonçalves. Aproveite para ver também uma seleção de casas incríveis para alugar na Serra da Mantiqueira, chalés em Monte Verde e cabanas em Gonçalves.

Continua após a publicidade

No Rio de Janeiro, há tempo de sobra para fazer a dobradinha Visconde de Mauá e Penedo ou então um roteiro de carro mais longo de Petrópolis a Lumiar.

Capivari, Campos do Jordão, Serra da Mantiqueira, São Paulo, Brasil
O centrinho de Campos do Jordão, chamado de Capivari, é o mais badalado da Serra da Mantiqueira (diegograndi/Getty Images)

EXTRA: BATE E VOLTAS DE SÃO PAULO

Para quem não puder viajar nos feriados de outubro e novembro, ainda existe a possibilidade de fazer passeios de bate e volta. Para quem mora na capital paulista, é possível fazer passeios para São Roque, Holambra, Salto, Atibaia Serra Negra, além de conhecer as cidades que fazem parte do Caminho do Queijo e do Circuito das Frutas

O feriadão também pode ser dedicado a conhecer um restaurante novo. Selecionamos opções a até 100km de São Paulo e também a até 150km.

Sem falar que a capital paulista tem uma das cenas mais gastronômicas mais interessantes do país, com uma porção de estabelecimentos que podem ser combinados com programas culturais. Veja, por exemplo, esses restaurantes que ficam dentro de museus e esses outros no Edifício Copan.

Continua após a publicidade

Famílias com crianças e adolescentes podem se divertir nos parques Wet’n Wild e Hopi Hari e fazer refeições em restaurantes temáticos, entre outras tantas opções de passeios para fazer em São Paulo e arredores.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade