Rio de Janeiro é uma das melhores cidades para ‘trabalho com lazer’

O ranking destacou a cobertura 5G da capital carioca e a combinação de praias e áreas verdes com a comodidade de uma metrópole

Por Rebeca de Ávila
Atualizado em 24 ago 2024, 08h50 - Publicado em 22 ago 2024, 16h00
Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil
O Rio de Janeiro saltou do sexto lugar para segundo em um ano (Guertzen/Pixabay)
Continua após publicidade

O Rio de Janeiro foi classificado como uma das melhores cidades do mundo para o chamado “trabalho com lazer” na pesquisa Work From Anywhere, do International Workplace Group (IWG). A capital carioca ocupou o segundo lugar no ranking, atrás de Budapeste, na Hungria, e com a mesma pontuação que Barcelona, na Espanha.

O termo original “workation” junta a palavra “work” (trabalho) com “vacation” (férias) e representa trabalho remoto com lazer em qualquer lugar do mundo. Segundo o IWG, que divulga o ranking, 84% dos trabalhadores híbridos já consideraram prolongar uma viagem para trabalhar remotamente do destino em que estão.

O ranking atribui pontuações de 0 a 100 para as cidades de acordo com critérios como condições climáticas, cultura, acomodação, transporte, alimentação, velocidade de banda larga, sustentabilidade, disponibilidade de espaços para trabalho e até mesmo felicidade. 

É o segundo ano consecutivo que o Rio de Janeiro integra o ranking. Em 2023, a cidade ocupou o sexto lugar e, em 2024, saltou para a vice-liderança graças à qualidade das acomodações, da alimentação, o custo de transporte e à velocidade de banda larga. O ranking destacou a cobertura 5G na cidade toda e a combinação de praias e áreas verdes com as comodidades de uma metrópole.

Budapeste conquistou o primeiro lugar por seus preços de transporte e hospedagem, qualidade de banda larga e espaços para trabalho híbrido. Já Barcelona perdeu o primeiro lugar que havia alcançou em 2023 e empatou com o Rio de Janeiro. O top 5 é composto ainda por Pequim e Lisboa.

Melhores cidades para “trabalho com lazer”

1. Budapeste, na Hungria;

Continua após a publicidade

2. Rio de Janeiro, no Brasil; Barcelona, na Espanha;

3. Pequim, na China;

4. Lisboa, em Portugal; Nova York, nos Estados Unidos;

5. Singapura; Jacarta, na Indonésia; Los Angeles, nos Estados Unidos;

Continua após a publicidade

6. Milão, na Itália;

7. Amsterdã, na Holanda; Marrakech, no Marrocos;

8. Varsóvia, na Polônia; Mumbai, na Índia;

9. Berlim, na Alemanha; Manila, nas Filipinas; Valetta, em Malta;

Continua após a publicidade

10. Buenos Aires, na Argentina.

Leia tudo sobre Rio de Janeiro

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade