Continua após publicidade

Aplicativo sinaliza rota mais fresquinha para turistar na Europa

App dá dicas para encontrar caminhos arborizados, pontos com água potável e espaços climatizados em quatro cidades europeias

Por Gabriel Bortulini
Atualizado em 7 jun 2024, 13h36 - Publicado em 7 jun 2024, 12h00

O verão está chegando no hemisfério norte. Nos últimos anos, a estação quebrou recordes de calor em inúmeras regiões do planeta, e a previsão é de mais uma temporada escaldante entre junho e setembro. Mas, agora, um aplicativo promete dar um alívio para quem busca aproveitar essa época do ano para viajar pela Europa: o app EXTREMA Global ajuda a encontrar as rotas mais frescas para passear por algumas das principais cidades do continente.

Disponível para Android e iOS, o app traz uma série de funcionalidades para ajudar a se proteger de uma onda de calor, inclusive uma avaliação em tempo real dos riscos à saúde causados pelas altas temperaturas. Além disso, o aplicativo aconselha, por exemplo, a beber água ou mudar de ambiente, caso o calor seja extremo.

É possível identificar os espaços refrigerados mais próximos e encontrar rotas mais frescas para caminhadas pelas cidades.

Ondas de calor cada vez mais frequentes

Iniciativas como a do EXTREMA Global são projetadas para garantir alternativas seguras para lidar com as temperaturas extremas. As medidas são justificadas: ano após ano, os recordes de calor são batidos pelo mundo, o que inclui muitas cidades europeias. Após o verão escaldante de 2022, que vitimou milhares de pessoas na Europa, a cidade de Atenas, por exemplo, voltou a viver dias terríveis em julho de 2023, quando os termômetros passaram dos 45 graus.

Continua após a publicidade

A capital da Grécia é um dos destinos contemplados pelo aplicativo, que, por enquanto, atende quatro cidades: além de Atenas, o serviço é válido para Milão, Paris e Roterdã.

Refúgios climáticos e fontes de água

O EXTREMA Global mapeia as localidades com base em pontos de calor das últimas temporadas. A partir do aplicativo, é possível encontrar lugares climatizados mais próximos de onde se está, como um museu. O app também informa as condições da qualidade do ar.

Além disso, o aplicativo indica onde é possível encontrar água potável, sombra e espaços arborizados – pequenos refúgios climáticos no contexto das bolhas de calor dos grandes centros urbanos. Mais do que sugerir roteiros frescos para passeios a pé, o app disponibiliza, ainda, rotas seguras e menos escaldantes para circular de bicicleta.

Continua após a publicidade

Os criadores apontam que o aplicativo também pode ser útil para os gestores públicos das cidades contempladas, dando informações rápidas e na palma da mão para elaborar estratégias de enfrentamento diante das ondas de calor.

O aplicativo é gratuito e ainda não está disponível em português. É possível utilizá-lo em inglês, grego, italiano, francês, holandês e espanhol.

Publicidade