Buscador de passagem aérea auxilia no planejamento de viagens

Encontrar destino de acordo com o orçamento e modos de organizar roteiros são alguns dos recursos

Por Malu Jansen
Atualizado em 9 Maio 2024, 16h08 - Publicado em 9 Maio 2024, 15h00
Planejamento de viagem
KAYAK tem novos recursos para planejar a viagem (StockSnap/Pixabay)
Continua após publicidade

O comparador de passagens aéreas Kayak atualizou recentemente o seu Guia Travel Hacker, uma série de ferramentas e recursos que ajudam os viajantes na busca de viagens com bom custo-benefício. 

Seis recursos da plataforma trazem informações atualizadas sobre os destinos mais buscados na plataforma no período de seis meses. Para além de procurar pelos preços mais baixos, o guia também leva em conta questões como sazonalidade, lotação, previsão do tempo para cada época do ano e melhores atrações. 

A plataforma funciona tanto pelo aplicativo para celular (disponível para iOS e Android) quanto pelo site. Para usar, é preciso criar uma conta com um e-mail pessoal.

Saiba mais sobre os recursos e como você pode utilizá-los para otimizar a sua viagem – e, com sorte, achar preços mais baixos: 

1. Explore

A primeira ferramenta, Explore, pode ajudar antes mesmo de ter o destino e a data da viagem definidos: por meio de um mapa, o site identifica as passagens aéreas mais baratas. Assim, aproximando ou afastando o mapa, a ferramenta exibe os destinos com os preços mais em conta. 

KAYAK
A ferramenta Explore mostra os destinos com bons preços por meio de um mapa (KAYAK/Reprodução)

Para isso, basta selecionar o aeroporto de partida (o default é aparecer como origem a localização do usuário, mas você pode alterá-lo). Também é possível selecionar o mês do ano em que você quer viajar, e a ferramenta exibe os destinos mais baratos para aquele período de tempo, por meio do mapa. 

Continua após a publicidade

Outro recurso para tornar a busca mais específica é o filtro. É possível definir o seu orçamento para a passagem aérea e, assim, o aplicativo exibe apenas os destinos que estão dentro do valor que você definiu como máximo.

KAYAK
Uma simulação com um orçamento de 600 reais mostra os destinos no Brasil com passagens dentro desse valor (KAYAK/Reprodução)

Além disso, você pode filtrar o número de escalas, duração e tipo de viagem – é possível escolher entre destinos de praia, cidade, família, romântico, ao ar livre, gourmet e esqui. 

KAYAK
O Kayak gera uma seleção de destinos familiares nos Estados Unidos (KAYAK/Reprodução)

Ao clicar em um destino, a ferramenta exibe várias informações a respeito do lugar, passeios, motivos para conhecer e até como se locomover pela cidade. 

Continua após a publicidade

2. Lista de desejos

Depois de explorar vários destinos de acordo com seu orçamento e datas da viagem, provavelmente há alguns que ficaram entre os favoritos. Na plataforma, é possível salvá-los na Lista de desejos clicando no ícone de coração ao lado do destino. 

KAYAK
É só clicar em “Salvar na Lista de desejos” (KAYAK/Reprodução)

Para visualizar toda a sua lista – para, quem sabe, decidir o destino da próxima viagem – é só clicar no ícone de coração no menu esquerdo (no computador) ou no menu inferior (no celular). 

Cidades para você se inspirar

Para ajudar nessa tarefa, o Guia Travel Hacker 2024 preparou uma lista com os destinos nacionais e internacionais com os preços médios mais baixos registrados na plataforma entre os dias 18 de julho de 2023 e 18 de janeiro de 2024, para viagens a serem realizadas entre 1º e 31 de julho de 2024. Veja quais são eles (em ordem alfabética):

Destinos nacionais: 

  • Belo Horizonte (MG); 
  • Brasília (DF);
  • Curitiba (PR);
  • Florianópolis (SC). 
  • Goiânia (GO); 
  • Navegantes (SC); 
  • Porto Alegre (RS); 
  • Rio de Janeiro (RJ);
  • São Paulo (SP); 
Continua após a publicidade
Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (Roberto Delamora/Getty Images)

Destinos internacionais: 

  • Buenos Aires (Argentina); 
  • Cancún (México); 
  • Lima (Peru);
  • Madri (Espanha); 
  • Miami (Estados Unidos);
  • Punta Cana (República Dominicana);
  • San Carlos de Bariloche (Argentina); 
  • Santiago (Chile); 
  • Ushuaia (Argentina). 
    Puente de la Mujer, Buenos Aires, Argentina
    Puerto Madero, uma das grandes atrações de Buenos Aires (Anton Petrus/iStock)

    4. Trips

    Com o destino finalmente decidido, o próximo passo é concentrar todas as informações importantes sobre a viagem, como passagem aérea, hotel e aluguel de carro, em um único lugar: é possível criar viagens por meio do Trips, que funciona como um assistente virtual para a viagem. 

    O primeiro passo é criar uma viagem: é preciso clicar no ícone de reticências (…) ao lado de Trips e clicar em “Criar viagem”. Na sequência, selecione o destino e dê um nome para a sua viagem, algo como “Férias em família no Rio de Janeiro” ou “Viagem a trabalho para Londres”, ou o que você quiser. 

    Continua após a publicidade
    KAYAK
    É possível adicionar quantas viagens quiser em “Criar viagem” (KAYAK/Reprodução)

    Então, com a viagem criada, é possível começar a colocar os primeiros detalhes, como selecionar voos, procurar hotéis e adicionar reservas de carros ou bilhetes de trem clicando no ícone de “+”. Tudo fica concentrado e organizado por datas por meio da ferramenta. 

    KAYAK
    Uma viagem criada para o Rio de Janeiro, ainda sem nenhuma reserva (KAYAK/Reprodução)

    É possível adicionar reservas mesmo que elas não tenham sido feitas pela plataforma. Para fazer isso, é só clicar no ícone de “+” e, então, “Adicionar reserva manualmente”. 

    KAYAK
    É possível adicionar manualmente reservas de voos mesmo que não tenham sido comprados pela plataforma da Kayak (KAYAK/Reprodução)
    Continua após a publicidade

    Você também pode adicionar bilhetes de museus, reservas de restaurantes e outros passeios que já estejam agendados. Após clicar no ícone “+”, selecione “Adicionar um evento personalizado” e ir montando sua agenda de passeios. 

    5. Melhor momento para viajar 

    Outra hipótese é que você já tenha destino e número de dias definido, mas não sabe exatamente quando vai viajar. Nesse caso, a ferramenta “Melhor Momento para viajar” mostra o melhor mês com base não apenas no preço, mas também na previsão do tempo (temperatura média e volume de chuvas previsto) e na lotação esperada para cada mês do ano. Eventos que costumam rolar em cada destino também podem ser levados em consideração (as indicações são geradas por meio do ChatGPT, por isso o ideal é checar também em outras fontes). 

    Também é possível ver os melhores momentos para viajar com base apenas nos preços ou na previsão do tempo:

    KAYAK
    Informações com mais detalhes a respeito do melhor momento do ano para viajar (KAYAK/Reprodução)

    6. Alerta de preços 

    Os preços das passagens aéreas não flutuam apenas em função da data que você vai viajar, mas também da data em que é feita a compra da passagem. Por isso, uma ferramenta útil é acionar os alertas de preços para os destinos que você está pensando em visitar. 

    KAYAK
    Você pode criar alertas de preço e receber notificações no celular ou e-mail (KAYAK/Reprodução)

    Assim, você recebe uma notificação no seu celular ou na caixa de entrada do seu e-mail quando os preços das passagens aumentaram ou diminuíram, facilitando a escolha do momento ideal para a compra. 

    É possível escolher uma data específica ou flexível. Além disso, dá para acionar o alerta de preço por meio da busca geral, por um voo específico ou por meio das configurações no aplicativo.

    Leia tudo sobre Manual do Viajante

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade