Como encontrar passagens aéreas mais baratas
O preço médio dos bilhetes de avião é o maior em quase dez anos, segundo a Anac. Veja dicas para economizar ao comprar passagens

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicam que o preço das passagens aéreas é o maior em quase dez anos. O bilhete doméstico foi comercializado em média por R$ 682,60 em maio de 2022, valor 22% superior ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia. O que mais tem afetado o valor da tarifas é alta do querosene de aviação (QAV), que representa cerca de um terço dos custos das companhias aéreas. Diante desse cenário, não há milagre que ajude a encontrar passagens baratas, mas há dicas que garantem a busca pelo melhor preço possível. Veja algumas delas a seguir:
1. Limpe seus dados de navegação
Quando for pesquisar uma passagem nos sites das companhias aéreas, limpe o histórico do computador ou do celular. A maioria das empresas utiliza os dados da sua pesquisa para aumentar o preço dos voos de seu interesse, sobretudo se você os procurou repetidamente em um curto período. Outro truque é pesquisar os bilhetes usando janelas anônimas – assim você não deixa rastros.
2. Busque por aeroportos alternativos
A viagem para Londres pode ficar mais em conta se você voar para o aeroporto de Gatwick, em vez de Heathrow, que é considerado o principal da cidade. Já na viagem para Flórida, pode ser vantajoso trocar o aeroporto de Miami pelo aeroporto de Fort Laudardale, que fica a apenas meia hora do centro de Miami. Na dúvida, simule. Uma dica para ter resultados que incluam aeroportos menores é selecionar a opção de destino que indica “Todos” ou “All” ao lado da cidade escolhida.
3. Tenha flexibilidade de datas
O que vale é sempre a lei da oferta e da procura. Você não é o único que deseja embarcar na sexta-feira a noite e voltar na segunda-feira de manhã. Ou conhecer o Japão durante a florada das cerejeiras. Por isso, os voos nesses horários, dias ou épocas do ano serão sempre mais caros. Quem tem flexibilidade economiza um tanto. Use das ferramentas de sites como, que mostram a variação de preço para cada dia.
4. Crie um alerta de preço
Plataformas de busca como o Skyscanner e Kayak Além disso, elas enviam e-mails alertando quando o valor da passagem aérea mudar, ficando mais cara ou mais barata. Veja como o passo a passo para criar alerta de preço no Skyscanner e no Kayak.

