Como tirar o visto para o Canadá: passo a passo

Brasileiros devem providenciar visto para viajar ao Canadá, mas quem tiver visto americano válido consegue entrar com uma autorização eletrônica

Por Rebeca de Ávila
Atualizado em 16 ago 2024, 15h44 - Publicado em 7 abr 2024, 15h00
Canadá
 (sebastiaan stam/Unsplash)
Continua após publicidade

Desde 2017, brasileiros têm a possibilidade de viajar para o Canadá portando apenas a autorização eletrônica de viagem, o chamado eTA. Para conseguir o documento, três requisitos são obrigatórios: 1) possuir um visto americano válido no momento de solicitação do eTA; 2) chegar ao Canadá por via aérea; 3) ter plano para visitar o país por no máximo seis meses (o tempo de permanência exato é definido pelo agente de imigração).

Se você preencher todos os requisitos, pode solicitar o eTA. Basta acessar o site do governo do Canadá, informar o número do seu passaporte e a sigla do país onde ele foi emitido, o número do seu visto americano e preencher o formulário com questões sobre nacionalidade, profissão e endereço. Ao final, você deve pagar uma taxa de 7 dólares canadenses com cartão de débito ou crédito. O eTA vale por cinco anos enquanto seu passaporte estiver válido, isto é, se o seu passaporte vencer dois anos após você tirar o eTA, será necessário solicitar uma nova autorização eletrônica de viagem.

Caso você não preencha algum dos três requisitos, tirar o visto de visitante será obrigatório para viajar ao Canadá. O documento tem validade de dez anos, mas você só pode ficar no país seis meses por vez. Separe o passaporte e siga o passo a passo a seguir.

Passo 1. Decida o tipo de visto que você precisa para viajar para o Canadá

O documento que você precisa emitir depende da finalidade da sua viagem. O visto de visitante, também chamado de residente temporário, é utilizado para turismo e visitas a familiares e amigos. Também é possível estudar, mas apenas por seis meses. Para estadias mais longas, é preciso solicitar um visto de estudante nas categorias S-1 ou SW-1 (no site do governo canadense, você descobre qual solicitação fazer).

Passo 2. Crie uma conta no site do governo canadense

A solicitação do visto é feita de forma online no site do governo canadense. Para criar uma conta, você coloca seu e-mail no campo designado e recebe um código de entrada. Antes do primeiro login, você precisa definir uma senha e criar perguntas de segurança que serão utilizadas nos próximos acessos. Importante dizer que o site está disponível apenas nos idiomas oficiais do Canadá, inglês e francês.

Passo 3. Descubra se você está apto a solicitar o visto

É preciso responder a finalidade de sua viagem, o tempo de duração, se você tem familiares no Canadá, qual é sua província de destino e se você já morou nos Estados Unidos para que o sistema então determine se você está autorizado a aplicar para o visto.

Passo 4. Crie um checklist com os documentos necessários

No site do governo, você responde mais algumas perguntas para receber um checklist personalizado com os documentos que deverá enviar. Há questões sobre viagens anteriores, suporte financeiro, trabalho e antecedentes criminais. Você também precisa dizer se está aplicando para mais de uma pessoa ao mesmo tempo, isso porque é possível utilizar a mesma conta para fazer solicitações para membros outros da mesma família.

Continua após a publicidade

Passo 5. Comece sua aplicação

Você tem 60 dias para finalizar a solicitação, então nesse período suas informações ficam salvas e você pode interromper o processo para finalizá-lo em outro momento. Caso você não finalize a solicitação no prazo, ela é automaticamente apagada.

Passo 6. Envie os documentos

O governo canadense exige que os documentos sejam traduzidos para inglês ou francês. Não é preciso traduzir seu RG ou passaporte, mas sim comprovantes financeiros, certificações profissionais e declarações de empregadores. É preciso seguir uma norma: as traduções devem ser feitas por tradutores certificados ou devem ser acompanhadas por uma declaração juramentada de que seguem fielmente o documento original.

Formulário visto canadense
(//Reprodução)

Cada tipo de visto exige o envio de uma papelada diferente. Para o visto de visitante é preciso preencher digitalmente dois formulários: o IMM5257 tem dez seções de perguntas. Em Personal Details, você preenche seu nome completo, data de nascimento, cidadania, o país onde reside atualmente e estado civil. 

Languages questiona sobre sua língua materna e se você consegue se comunicar em inglês e francês. Em seguida, Passport pede os dados de seu passaporte. As informações do seu RG são preenchidas em National Identity Document. A seção US PR Card pede para você dizer se possui um green card americano e preencher o número do documento caso o possua.

Continua após a publicidade

Em Contact Information você deixa meios de contato com você, como endereço para correspondências, número de telefone e e-mail. É preciso informar o propósito da sua viagem ao país e as datas de ida e volta em Details of Visit to Canada. A seção Education questiona sobre sua formação e Employment pede que você preencha sobre os empregos nos últimos dez anos.

Por fim, em Background Information você responde a seis perguntas sobre saúde, antecedentes criminais, serviço militar, histórico de atividades políticas e se você já teve uma solicitação de visto negada.

O outro formulário exigido para o visto de visitante é o IMM5707, que precisa ser preenchido com informações sobre a sua família. São duas seções de perguntas: na A, você escreve seus detalhes pessoais, assim como os de seus pais e os de seu marido ou sua esposa; na B, você preenche os dados de seus filhos. É preciso assinar digitalmente ambos os formulários e clicar no campo “Validar” quando tudo estiver preenchido.

Além dos formulários, para o visto de visitante, é preciso anexar uma cópia digitalizada do seu passaporte, uma comprovação financeira de que você consegue se manter no país, uma foto e algo que comprove que você está viajando ao Canadá de forma temporária, como uma passagem de volta.

Passo 7. Pague as taxas

Com cartão de crédito ou débito, você deve pagar 100 dólares canadenses pelo visto de visitante e 85, pela biometria. Os demais tipos de visto tem outros preços, veja aqui.

Continua após a publicidade

Passo 8. Agende a biometria 

Depois de pagar a taxa da biometria, você receberá um e-mail do governo canadense e tem 30 dias para coletar sua biometria. É preciso agendar a coleta em um Centro de Solicitação de Visto do Canadá (CVAC) no site da VSF Global (veja as cidades na tabela mais abaixo). No dia, você deve levar o e-mail impresso da solicitação do governo canadense, seu passaporte e o recibo do pagamento da taxa biométrica.

Passo 9. Retire seu passaporte

Você consegue rastrear o status da sua solicitação no site do governo. O tempo médio de espera para análise de uma solicitação de visitante é de 80 dias. Depois disso, são em torno de 15 dias úteis da emissão do visto até a data de retirada do seu passaporte no CVAC. Na maior parte dos casos, não há necessidade de realizar entrevista para conseguir o visto canadense, mas caso o oficial de imigração determine a necessidade dela, você receberá um e-mail com instruções.

Endereço dos CVACs

Brasília Ed. Capital Financial Center – SIG Quadra 4 – Brasília (DF) 70610-440
Porto Alegre Rua Dom Pedro II, 367, São João – Porto Alegre (RS) 90550-142
Recife Torre Janete Costa – R. Padre Carapuceiro, 968, Boa Viagem – Recife (PE) 51020-280
Rio de Janeiro Avenida Rio Branco, 156, Centro – Rio de Janeiro (RJ) 20040-901
São Paulo Edifício Itamaraju – R. Butantã, 434, Pinheiros – São Paulo(SP) 05424-000

 

Endereços dos Consulados:

Belo Horizonte Edifício Automóvel Clube – Avenida Álvares Cabral 33, Centro – Belo Horizonte (MG) 30170-000
Rio de Janeiro Av. Atlântica, 1130, 13º andar, Copacabana – Rio de janeiro (RJ) 22021-000
São Paulo Centro Empresarial Nações Unidas – Torre Norte, Av. das Nações Unidas, 12901, 16º andar – São Paulo (SP) 04578-000

 

Mais informações no site oficial do governo do Canadá sobre imigração e cidadania.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Canadá

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade