Item pessoal agora tem tamanho padrão em companhias aéreas da Europa

Padronização de mochilas e bolsas que vão sob o assento faz parte de uma série de mudanças para viajantes na União Europeia

Por Cecilia Carrilho
16 jul 2025, 10h00
Padronização busca dar mais clareza aos passageiros em voos europeus
Padronização busca dar mais clareza aos passageiros em voos europeus (Tom Brunberg/Unsplash)
Continua após publicidade

Enquanto avança a proposta que proíbe a cobrança por bagagem de mão na União Europeia, uma outra mudança importante já começou a valer. Companhias da associação Airlines for Europe (A4E) começaram a adotar um padrão único para os chamados “itens pessoais”, que vão sob o assento. Mochilas, bolsas e volumes pequenos deverão ter no máximo 40x30x15 cm. As empresas associadas têm até o fim do verão europeu (22 de setembro) para implementar a nova regra.

Até então, cada empresa podia determinar suas próprias medidas para esse tipo de bagagem, o que confundia passageiros. Agora, com a uniformização, a expectativa é que haja mais clareza e previsibilidade nas viagens de avião pelo continente.

A nova medida atende a um pedido da Comissão de Transportes e Turismo da União Europeia e segue uma determinação do Tribunal de Justiça do bloco, que considerou ilegal cobrar por itens pessoais que possam ser levados com segurança e razoabilidade na cabine.

Companhias afetadas

A mudança deve ser aplicada por várias companhias aéreas filiadas à A4E, como a Aegean, Air Baltic, Air France, Austrian Airlines, British Airways, Brussels Airlines, Easyjet, Finnair, Iberia, Icelandair, ITA Airways, Jet2, KLM, Lufthansa, Norwegian, Swiss, Smartwings, Sunclass Airlines, Ryanair, TAP, TUI,  Volotea e Vueling.

Vale lembrar que essa padronização diz respeito apenas ao item pessoal gratuito. As regras sobre bagagens de mão maiores e volumes despachados continuam sendo determinadas por cada empresa aérea.

Continua após a publicidade

Proibição de cobrança por bagagem de mão

A mudança acontece em meio a um debate maior sobre os direitos dos passageiros. Em junho, a Comissão de Transportes e Turismo da União Europeia aprovou uma proposta que proíbe a cobrança por bagagem de mão de até 7 kg e dimensões totais de até 100cm. Se aprovada pelos países membros da UE, a medida obrigará as companhias a aceitar esse volume sem custos adicionais, além do item que vai sob o assento.

A proposta ainda precisa passar pela aprovação de ao menos 55% dos países do bloco e enfrenta oposição de alguns governos e de companhias aéreas, especialmente as de baixo custo. Mesmo assim, o projeto sinaliza um avanço importante na direção de regras mais claras e padronizadas para voar na Europa. Veja mais sobre a medida.

Saiba mais sobre a diferença entre item pessoal e bagagem de mão

Continua após a publicidade

 

Compartilhe essa matéria via:
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade