Continua após publicidade

Item pessoal e bagagem de mão: saiba como diferenciar

Algumas regras federais abrangentes motivaram as companhias aéreas a estabeleceram suas próprias definições

Por João Antonio Streb
10 out 2024, 14h00
item-pessoal-bagagem-de-mao
Mochilas não costumam ser verificadas com o mesmo rigor que as bagagens de mão, mas como ter certeza? (Shihab Chowdhury/Unsplash)
Continua após publicidade

Antes de viajar de avião, seja a trabalho ou lazer, a bagagem costuma render um estresse a mais, motivado pelas taxas que podem surgir com a necessidade de um possível despacho por conta de peso ou tamanho.

A legislação indica que o passageiro tem direito a levar dois volumes na cabine: a bagagem de mão e o item pessoal. Só que a nomenclatura é vaga e está longe de ser intuitiva, o que pode gerar uma certa confusão na organização da viagem.

Qual a diferença entre item pessoal e bagagem de mão?

As principais diferenças estão no local onde será transportado e o tamanho máximo de cada tipo de carga. Em geral, a bagagem de mão costuma ser utilizada para transportar roupas e é levada no compartimento acima dos assentos dos passageiros, com o tamanho máximo de 55cm x 40cm x 25cm e peso limite de 10kg.

Já o item pessoal, que também é conhecido como mochila de viagem, deve ser pequeno o suficiente para caber embaixo do assento à frente do passageiro. Mesmo que a legislação não defina um limite exato, algumas companhias aéreas divulgam os limites estabelecidos por cada empresa. Na prática, porém, é raro que mochilas sejam verificadas com o mesmo rigor de bagagens com características de “mala”.

Latam e Azul utilizam as mesmas medidas para o item pessoal, sendo 35cm x 25cm x 40cm em tamanho e 2kg de peso. Em geral, esse espaço costuma levar itens pessoais e mais frágeis, como notebooks, documentos, câmeras fotográficas, itens de higiene ou passatempos para o período do voo.

Continua após a publicidade

Essas diretrizes foram definidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), ou seja, são válidas em voos nacionais. Em viagens para outros países, a melhor tática é verificar as regras da companhia aérea ou do país a que a empresa está vinculada.

Dá pra levar as duas coisas?

Sim! As normas brasileiras permitem que o passageiro leve tanto uma bagagem de mão quanto um item pessoal. O que não quer dizer que isso não cause problemas na hora de embarcar, já que é comum surgir a necessidade de despachar as bagagens de mão devido à falta de espaço.

E como escolher a forma de transportar os itens pessoais?

Aqui no Brasil não há restrição na forma de transporte, ou seja, pode ser uma sacola, ecobag, mochila, bolsa de fraldas ou qualquer outra alternativa, desde que caiba no espaço abaixo do banco. No entanto, recomenda-se que a escolha seja feita pensando em facilitar o manuseio e transporte, priorizando um material leve e maleável.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Manual do Viajante

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade