Site mostra os melhores restaurantes de cidades por meio de mapa

Plataforma Map of the Best indica os estabelecimentos premiados, estrelados ou bem avaliados da região onde o viajante estiver

Por Malu Jansen
Atualizado em 12 set 2024, 12h15 - Publicado em 12 set 2024, 12h00
 (Jay Wennington/Unsplash)
Continua após publicidade

A plataforma Map of The Best é uma forma interessante de descobrir restaurantes novos ao redor do mundo: por meio de um mapa interativo, o site compila todos os restaurantes contemplados nas premiações, listas e rankings mais prestigiados da área da gastronomia, como Guia Michelin, 50 Best Restaurants e Gambero Rosso

Além disso, restaurantes com boas avaliações no Google Reviews e restaurantes de chefs que apareceram na série Chef’s Table, da Netflix, também fazem parte das categorias. São mais de 74 mil restaurantes listados em todo o mundo – até em cidades muito pequenas, já que restaurantes em qualquer lugar podem ser avaliados por clientes no Google. 

Os filtros permitem, por exemplo, que se busque um restaurante por premiações. Na imagem abaixo, por exemplo, estão marcados apenas os restaurantes com estrelas Michelin em Nova York.

Map of The Best
(Map of The Best/Reprodução)

Então, navegar por ali pode ser uma ótima ideia quando estiver viajando e não sabe distinguir os restaurantes “pega-turistas” daqueles que são realmente bons. Outro exemplo abaixo mostra o que há de melhor no bairro do Chiado, em Lisboa:

Map of The Best
(Map of The Best/Reprodução)
Continua após a publicidade

Além do filtro por premiação, também é possível selecionar os estabelecimentos por preço (categorizado de um a quatro cifrões), quantidade de avaliações (no caso do Google) e também restaurantes que estão abertos no momento da busca. 

Map of the Best
O mapa está exibindo apenas restaurantes com até dois “$” que estão abertos no Rio de Janeiro (Map of the Best/Reprodução)

Também é possível buscar diferentes tipos de culinárias, como comida japonesa, italiana, mexicana…

Map of the Best
Uma forma bem visual de pesquisar os melhores restaurantes japoneses em Londres (Map of the Best/Reprodução)
Continua após a publicidade

Também vale reparar que as bolinhas vermelhas que apontam os restaurantes possuem diferentes tamanhos, que hierarquizam os guias de acordo com o rigor das premiações. Os marcados com uma estrela são os restaurantes avaliados pelo Guia Michelin – tanto os estrelados quanto os recomendados e Bib Gourmand. 

Já os que aparecem em menor tamanho são os que possuem boa avaliação no Google. São exibidas na plataforma apenas os restaurantes que possuem 4,5 estrelas para cima (o máximo é 5). Ainda assim, esse método pode ser questionável, já que qualquer pessoa pode escrever e publicar uma avaliação no Google – inclusive o próprio dono ou uma pessoa que nunca tenha pisado no estabelecimento. Por isso, nesse caso é melhor não se fiar totalmente ao Map of The Best e pesquisar sobre o restaurante em outras fontes antes de decidir.

Outra forma interessante de explorar a plataforma é ver como os restaurantes premiados se concentram em pequenas regiões nas grandes cidades. Aqui, há um exemplo de São Paulo: observe como a maior parte dos restaurantes está concentrada em dois polos: os bairros do Jardins e Itaim Bibi. 

Map of the Best
(Map of the Best/Reprodução)
Continua após a publicidade

Por fim, vale dizer que o site pode ser mais eficaz em alguns destinos do que em outros. No total, são 13 guias gastronômicos contemplados pelo Map of The Best, mas só cinco deles são globais: Michelin, 50 Best, Chef’s Table, La Liste e Gambero Rosso. Os demais são restritos aos Estados Unidos, Reino Unido e Europa. Veja a lista completa: 

  • Guia Michelin — Global
  • World’s 50 Best — Global
  • Chef’s Table — Global
  • La Liste — Global
  • Gambero Rosso — Global
  • Gault Millau — Europa
  • Good Food Guide — Reino Unido
  • Harden’s —  Reino Unido
  • AA —  Reino Unido
  • James Beard — Estados Unidos
  • Forbes — Estados Unidos
  • Gayot — Estados Unidos
  • AAA — Estados Unidos

Leia mais em Manual do Viajante 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade