Taxas de embarque vão ficar até 26,4% mais baratas

Seis aeroportos brasileiros terão reduzidas as tarifas de embarque para voos nacionais e internacionais a partir de janeiro de 2023

Por Duda Vasconcellos
Atualizado em 1 dez 2022, 18h13 - Publicado em 1 dez 2022, 13h48
avião, aeroporto
(oskar-kadaksoo/Unsplash)
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou na sexta-feira (25) a redução das taxas de embarque dos aeroportos do Galeão (GIG), no Rio de Janeiro; de Natal (ASAG), no Rio Grande do Norte; de Confins (CNF), em Minas Gerais; de Brasília (BSB), no Distrito Federal; e de Guarulhos (GRU) e Viracopos (VCP), em São Paulo. A norma entrará em vigor a partir de 1° de janeiro de 2023 e vale para voos domésticos e internacionais. 

Os tetos das tarifas de embarque, pouso, permanência, armazenagem e capatazia (trâmite que envolve o percurso da bagagem da balança até a esteira no aeroporto de destino) tiveram uma redução de -26,4% (com exceção do aeroporto Internacional de Natal, que teve uma redução de 18,2%). A medida é um cumprimento à Lei do Voo Simples, que promoveu a extinção das contribuições das concessionárias de aeroportos para o Fundo Nacional de Aviação Civil. 

Confira, na tabela abaixo, a comparação entre os valores vigentes e os que serão reajustados em 1 de janeiro de 2023:

tabela redução de taxas aeroportuárias, ANAC
/ (ANAC/Divulgação)
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade