União Europeia adia novamente implementação do ETIAS

Documento será obrigatório para brasileiros que viajam aos países do bloco

Por Bárbara Ligero
13 mar 2025, 18h00
União Europeia
ETIAS depende de implementação de novo sistema automático na imigração (Christian Lue/Unsplash)
Continua após publicidade

A União Europeia adiou novamente a implementação do ETIAS, sigla em inglês para Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. Em comunicado publicado no dia 7 de março, a Direção-Geral de Migração e Assuntos Internos afirma que o documento deve passar a ser exigido apenas no último trimestre de 2026.

Para que o ETIAS entre em vigor, é preciso que já esteja em funcionamento há algum tempo o EES. O sistema de entrada e saída, que registrará automaticamente informações do passaporte e deve acelerar as filas na imigração, é um pré-requisito para a implementação do ETIAS.

A União Europeia estima que o EES deve começar a ser implementado gradualmente pelos 29 países do bloco a partir de outubro de 2025, em um processo que deve durar seis meses.

O que é o ETIAS?

Os brasileiros seguirão com isenção de visto para a União Europeia, mas terão que obter uma autorização eletrônica de viagem antes de embarcar, chamada ETIAS. Os viajantes terão que preencher um formulário com informações pessoais e pagar uma taxa de € 7 por pessoa, procedimento que será feito online. O documento terá validade de três anos ou até a expiração do passaporte, o que ocorrer primeiro.

O Reino Unido implementou em janeiro de 2025 sua própria autorização eletrônica de viagem, que se chama ETA.

Continua após a publicidade

Veja as respostas para as principais dúvidas sobre o ETIAS

ETA, ETIAS e EES: saiba mais sobre as novas siglas para entrar na Europa

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade