A companhia aérea Finnair, da Finlândia, instituiu um protocolo no mínimo polêmico para quem embarca em suas aeronaves: pesar os passageiros. A medida, que começou a ser realizada na semana passada, tem como objetivo a redução de gastos com combustíveis.
A Finnair vai utilizar os dados obtidos pela pesagem e compará-los com as análises feitas pela EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) e assim descobrir o peso exato das aeronaves ao decolar.
Os dados atuais divulgados pela EASA determinam que o peso padrão dos viajantes é de 84,6 kg para os homens, 66,6 kg para mulheres e 30,7 kg para crianças com menos de 12 anos. O objetivo da companhia é verificar se os valores divulgados pela agência estão de acordo com a realidade dos passageiros finlandeses, uma vez que eles são utilizados para todo o continente europeu.
Vapaaehtoisten lentomatkustajien punnitukset alkoivat. Katso Periscope-pätkä lentoasemalta.https://t.co/npodhEaXnJ pic.twitter.com/BSVHyXXtDp
— Finnair (@Finnair) 31 de outubro de 2017
A pesagem será feita de forma voluntária e os dados coletados não serão divulgados individualmente. A companhia reforçou que não tem intenção de cobrar uma taxa diferente para quem estiver acima do peso.
De acordo com a BBC, a Finnair precisa de 2000 voluntários para ter uma parâmetro adequado do peso médio de seus passageiros. Até o dia 1 de novembro, 180 passageiros se voluntariaram para subir na balança.
A Finnair não é a primeira companhia a realizar esse tipo de procedimento. No ano passado, a Hawaiian Airlines obrigou seus clientes a se pesarem antes de embarcarem nas aeronaves alegando um aumento no peso médio dos passageiros da região da Samoa Americana, território dos Estados Unidos que possui a maior taxa de obesos no mundo. A pesagem fez a empresa realocar passageiros dentro da aeronave a fim de distribuir o peso de maneira uniforme.